Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu tecnologia

Além da compreensão

Antes, só Deus, a ciência, a matemática, Freud e o espiritismo explicavam. Agora é o algoritmo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não se vira hoje uma página de jornal ou revista sem um artigo sobre inteligência artificial. E todos são além da inteligência natural do leitor —pelo menos deste leitor. Ontem, ao ler um artigo sobre galinhas capazes de botar ovos virtuais, comentei com Heloisa que não entendia como isso podia ser possível. Ela me tranquilizou: "Esqueça. Só o algoritmo explica". Pois me tranquilizei. Lembrei-me de outras questões além da nossa compreensão e que só esta ou aquela ciência explicava.

Todos já dissemos "Só Deus explica", para justificar certos seres de Sua criação que parecem não ter nenhuma razão para existir, como as baratas, o mosquito da dengue e os influencers. Mas, e se essas perguntas forem sem resposta inclusive para Ele? Nesse caso, o que fazer? Retirar-Lhe a letra maiúscula que temos de usar ao nos referirmos a Ele, digo, a ele?

Agora, tente compreender este enunciado: "Todo número elevado à potência zero é igual a 1". Como assim??? Não, não é uma frase dos surrealistas franceses, que viviam dizendo coisas do gênero para chocar. É uma certeza matemática, e que só a matemática explica. Ou esta: "O universo é infinito. Donde existe, mas nunca começou." Bem, como chegar ao cerne dessa frase? Só a ciência explica. E suponha que, depois de dez anos de análise, você até hoje não saiba se está na fase oral, anal, fálica, de latência ou genital. Pois não adianta perguntar ao seu analista. Só Freud explica.

Começo a achar que o mais próximo do algoritmo é o espiritismo. Minha amiga Ana Luiza Pinheiro disse: "Só acredito no que vejo. Mas olho em volta e só vejo mistério. Donde acredito no mistério". E então? Assim como o algoritmo, só o espiritismo explica.

Quando a inteligência artificial nos tiver reduzido a uma extensão do algoritmo, não teremos mais de fazer perguntas para saber as respostas. Elas já virão embutidas no nosso chip.

Oito quadros mostram imagens de vídeos criados pelo Google: Há um barco, um panda dirigindo um carro, um elefante andando debaixo da água, um floco de neve, um sorvete derretendo, um ursinho de pelúcia andando pela cidade, uma preguiça lendo e um gato tocando piano
Vídeos gerados pela inteligência artificial do Google não apresentam inconsistência na imagem ou na sequência da ação - Reprodução/Google

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.