Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro
Descrição de chapéu tecnologia quadrinhos

Metalinguagem com Pituca

Um livro traz de volta o quadrinista Joselito, que já a praticava antes que virasse uma mania

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Gato Félix está indeciso diante de um muro. Como é uma história em quadrinhos, surge um ponto de interrogação sobre sua cabeça. Félix usa a interrogação como gancho e pula o muro. Os comunicólogos, espécie dos anos 1960 hoje extinta, davam a esse recurso narrativo, a linguagem que se refere a si mesma, o nome de metalinguagem. Algo muito simples, mas que eles gostavam de complicar. Hoje ouço falar em metaverso, será a mesma coisa?

A metalinguagem parecia então grande novidade. Mas já existia havia muito, nós é que não percebíamos. Um de seus brilhantes praticantes estava bem debaixo do nosso nariz: o baiano Joselito Mattos (1924-89), ou só Joselito, como ele se assinava. Era o quadrinista de um gibi, "Vida Infantil", cujo conteúdo era muito mais juvenil do que o título. Seu personagem, o macaco Pituca, sempre a fim de tapear alguém, tinha de ser punido no final, mas se vingava com a metalinguagem.

Numa delas, ele invade a redação e exige do desenhista —o próprio Joselito— que o faça sair ganhando pelo menos uma vez. Em outra, Pituca se revolta e abandona o gibi: "Não trabalho mais nesta história!". Na melhor de todas, um coelho com perna de sete léguas tem de percorrer enorme distância numa só passada. Joselito lhe estica a perna por três quadrinhos, com a legenda dizendo que eles "valiam por 9.654.302 páginas, 503.612 tiras e 95 centavos, digo quadrinhos". Pituca comenta: "Só numa história em quadrinhos isso é possível".

Um livro recém-saído, "Joselito Solta Seus Bichos", por Marcos Massolini, é a biografia desse artista que, com o fim de "Vida Infantil" em 1960, tornou-se um ativo ilustrador, publicitário e autor de capas de discos em todos os estilos e que marcaram época.

Pela sofisticação que as histórias de Pituca exigiam de seus leitores, vê-se hoje que estes deviam ser uns pequenos monstros. Eu devo saber —porque era um deles.

Quadrinhos originais de Joselito com o macaco Pituca no Almanaque da Vida Infantil, de 1956
Quadrinhos originais de Joselito com o macaco Pituca no Almanaque da Vida Infantil, de 1956 - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.