Samuel Pessôa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV) e da Julius Baer Family Office (JBFO). É doutor em economia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Samuel Pessôa
Descrição de chapéu PIB

Deu no Financial Times

Jornal comete erro comum no Brasil ao considerar que amortização de dívida é gasto público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em uma reportagem no Financial Times, um dos jornais mais lidos em Wall Street e na City de Londres, apareceu um gráfico em que o gasto do Estado brasileiro com juros e amortização da dívida pública era de mais de 50% da despesa total. Segundo o mesmo gráfico, o gasto com pagamentos de aposentadorias era 1/3 do gasto com juros e amortização.

O diário britânico de negócios e finanças comete erro comum aqui no Brasil: considerar que amortização de dívida seja gasto público.

Suponha que você irá alugar um apartamento para morar. Ao assinar o contrato de aluguel, você auferiu uma renda equivalente ao valor do apartamento? E, quando o contrato vence e o apartamento volta ao proprietário, você gastou o valor do apartamento?

Sede do Ministério da Fazenda, em Brasília
Sede do Ministério da Fazenda, em Brasília - Adriano Machado - 14.fev.2023/Reuters

Considerar amortização de dívida como gasto público é equivalente a considerar que a transferência de um apartamento em uma operação de aluguel envolve uma renda e uma despesa, respectivamente no início e no fim do contrato, no valor do imóvel.

A despesa de capital corretamente medida do ponto de vista econômico e contábil é dada pelos juros reais pagos. Para uma dívida líquida de 60% do PIB (Produto Interno Bruto) e juros reais na casa de 6% ao ano, bem elevados, os juros pagos são da ordem de 3,6% do PIB, uns R$ 360 bilhões. É muito —o Brasil é uma sociedade que poupa pouco e, portanto, os juros reais são elevados—, mas um sétimo dos R$ 2,5 trilhões do gráfico do Financial Times.

A confusão ocorre com muita frequência pois o "Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Tesouro", em sua primeira parte, intitulada de "Procedimentos Contábeis Orçamentários", estabelece os conceitos de receita e despesa por critério de caixa: tudo que entra é receita e tudo que sai é despesa.

Assim, se o Tesouro emite títulos de dívida e capta recursos no mercado, esse dinheiro entra no caixa do Tesouro na forma de uma receita de capital. No vencimento do título, quando o Tesouro amortiza a dívida, isto é, recompra o título de dívida, há uma saída de recursos na forma de despesa de capital.

A dessintonia entre o conceito de receita e despesa da parte 1 do manual e o sentido que economistas, contadores e cidadãos dão a essas mesmas palavras é esclarecida na segunda parte, chamada de "Procedimentos Contábeis Patrimoniais".

Nas páginas 121 e 122, lê-se: "Para fins deste manual, a receita sob o enfoque patrimonial será denominada de variação patrimonial aumentativa (VPA), e a despesa, sob o enfoque patrimonial, será denominada de variação patrimonial diminutiva (VPD). Ambas não devem ser confundidas com a receita e a despesa orçamentária, que são abordadas na parte 1 deste manual".

O que o senso comum, os economistas e os contadores entendem por receita e despesa é, na linguagem da contabilidade do setor público brasileiro, chamado de variação patrimonial aumentativa e de variação patrimonial diminutiva.

Ocupo este espaço há 11 anos. O tema mais recorrente por aqui é nosso conflito distributivo ou nosso contrato social, em crise desde 2013. Quem paga os impostos e quais programas e políticas públicas serão priorizados. É reconfortante acreditar que há um vilão culpado por nossos problemas. Por aqui, a dívida pública é vista como o grande vilão. Na Argentina, é o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Superestimar o gasto com juros é uma maneira simples e errada de achar que a solução de nossos problemas é relativamente simples se enfrentarmos o nosso vilão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.