Samuel Pessôa

Pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV) e da Julius Baer Family Office (JBFO). É doutor em economia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Samuel Pessôa
Descrição de chapéu PIB Governo Lula

PIB do 2º trimestre revela jeito petista de governar

Empregar a elevação do gasto público faz a economia testar os seus limites

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A economia surpreendeu muito no segundo trimestre. Cresceu 1,4% ante o primeiro e 3,3% ante o segundo trimestre de 2023 após os efeitos sazonais. Eu prefiro olhar as taxas interanuais. Parte da surpresa foi devido a um dia útil a mais no segundo trimestre de 2024. Tiradentes, feriado, caiu no domingo em 2024 e na sexta-feira em 2023.

Parte do crescimento do investimento —surpresa positiva da divulgação— foi a normalização de ônibus e caminhões após o recuo em 2023. O ano passado foi o primeiro de vigência das novas normas de eficiência energética Euro 6 para os caminhões. Em 2022, houve antecipação de compras de caminhões e ônibus com as normas Euro 5. Investimentos em ônibus e caminhões explicam um ponto percentual dos 5,7% de crescimento interanual do investimento.

Dois homens sentados em cadeiras, conversando de forma animada. Um deles, com cabelo grisalho e barba, usa um terno escuro e gesticula com a mão. O outro, com cabelo escuro e terno claro, escuta atentamente. Ao fundo, uma parede verde e pessoas em pé.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília - Andressa Anholete/3.jul.24/Reuters

Independentemente desses ajustes, a grande surpresa foi no consumo e, consequentemente, nos serviços. Sempre que o consumo vai bem, os serviços vão também; sempre que os investimentos vão bem, as importações e a indústria manufatureira vão bem.

Para termos uma ideia da surpresa da divulgação, o FGV Ibre esperava que a economia crescesse 2,6% ante o segundo trimestre do ano anterior. O número divulgado foi 3,3%, uma surpresa positiva de 0,7 ponto percentual (3,3-2,6). A surpresa no consumo das famílias e do governo explica 0,8 ponto percentual a mais de crescimento da economia.

Apesar do bom desempenho do investimento, 5,7% ante o mesmo trimestre de 2023, o FGV Ibre esperava 7%. Já se sabia, por exemplo, que o investimento em caminhões seria forte.

Mas o resultado mais saliente e que, para mim, caracteriza melhor o que podemos chamar de "jeito petista de governar" foi o crescimento de 4,7% da demanda doméstica, bem acima dos 3,3% de crescimento da economia.

Se a economia cresceu 3,3% e a demanda cresceu 4,7%, sempre ante o mesmo trimestre do ano anterior, a diferença vazou para as importações. Estas cresceram 14,8%.

A grande dificuldade é que só parte dos bens pode ser importada. Há parte dos bens e serviços que é consumida, mas não pode ser importada. São os bens e serviços não comercializáveis internacionalmente. O excesso de demanda sobre a oferta, para esses bens, desaguará em pressão inflacionária.

A taxa de desemprego encontra-se no menor valor desde o segundo trimestre de 2014, e o nível de utilização da capacidade instalada, no menor valor desde o primeiro trimestre de 2014. A economia claramente opera a plena carga.

O "jeito petista de governar" é empregar a elevação do gasto público para fazer a economia testar seus limites. A roda da economia precisa girar. Uma hora será necessário colocar mais juros na economia.

Soube pela imprensa que o manto tupinambá foi devolvido pela Dinamarca para o Brasil. Há algum tempo o Museu Nacional ardeu em chamas. Em 2024, a amazônia arde. O atual grupo político no governo lidera o Palácio do Planalto em 75% do tempo dos últimos 22 anos. Não fiquei feliz com a vinda do manto. Acho que estava em mãos melhores na Dinamarca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.