Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Futebol (e Copa) inspira cervejarias aqui e lá fora

Rótulo Bicycle Kick tem a mesma fórmula reproduzida por marcas dos cinco continentes

Sandro Macedo
São Paulo

Bons companheiros, futebol e cerveja ficam mais unidos do que nunca de quatro em quatro anos, na Copa do Mundo. Nos outros anos também, mas na Copa é especial. Poderá ser quase normal degustar uma boa cerveja às 9h, durante um jogo de vida ou morte. Quase normal.

Essa paixão pelo esporte bretão já inspirou alguns cervejeiros (não estou falando da latinha com o escudo do clube). Em colunas passadas, já falamos da pequena Catimba, com seu rótulo boleiro Turiaçú, ou da Capotão, que traz na embalagem “causos” de futebol contados por escritores.

E a grande atração cervejeira para esta Copa é o lançamento mundial (uooouuu) da paranaense Bodebrown, a Bicycle Kick —literalmente, chute de bicicleta.

Trata-se de um projeto idealizado pela cervejaria americana New Belgium Brewing. Seis cervejarias dos cinco continentes foram escolhidas para produzir a mesma fórmula, e a Bodebrown é a representante sul-americana —também fazem parte da parceria a inglesa Adnams, a japonesa Baird, a sul-africana Devil’s Peak e a mexicana Primus. 

O estilo escolhido foi a kolsch, típico da Alemanha, atual campeã do mundo (7 a 1 na semi, lembra da ressaca?). Outra novidade dessa tabelinha com o futebol que chegou por aqui vem da distante Bakewell, em Derbyshire (Inglaterra), onde está sediada a Thornbridge.

A cervejaria aterrissou por aqui com mais de uma dúzia de bons rótulos. Entre as selecionadas está a pale ale The Wednesday, rótulo oficial encontrado no estádio do Sheffield Wednesday. Com apenas 4% de álcool, é uma cerveja fácil para beber e torcer, por Brasil ou Inglaterra... às 9h.

Cervejas da coluna de Sandro Macedo para a revista sãopaulo de 10 de junho de 2018
Divulgação/Arte Laís Battiato

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.