Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo
Descrição de chapéu Santos

Tite vai se corrigir de novo após falar sobre Daniel Alves?

Posicionamento do técnico coloca sob suspeita o depoimento da vítima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tite estava preparado para falar da boa performance do Flamengo, superior ao Fluminense no clássico de domingo (25), vencido por 2 a 0. Mas a coletiva pós-jogo lhe pregou uma surpresa, aparentemente indesejada: uma pergunta sobre seu sentimento em relação à condenação de Daniel Alves por estupro, na Espanha.

Para dar o crédito, foi Igor Siqueira, jornalista do UOL, quem fez o questionamento —jornalistas isentos são espécimes cada vez mais raros em coletivas, invadidas por influencers, canais oficiais de clubes e os não oficiais lacradores e caça-cliques.

Tite começou assim sua resposta: "Entendo a pergunta. Não posso fazer julgamento não tendo todos os fatos e informações verdadeiras (...)", disse. "Posso falar conceitualmente. Todo erro deve ser punido, conceitualmente. Mas não sou julgador e não tenho todos os fatos", continuou.

De qual fato ou informação verdadeira exatamente o professor precisa? Acesso à câmera do banheiro em que o crime aconteceu?

Tite em jogo do Flamengo contra o São Paulo, em 2023, no Morumbi - Amanda Perobelli/Reuters

Ok, nenhum atleta em atividade que já atuou com Daniel Alves vai se manifestar contra o lateral condenado. É o belo corporativismo no mundo da bola. Mais fácil alguém emprestar R$ 800 mil do que falar sobre o crime —algo que também aconteceu com o condenado Robinho.

No entanto, Tite poderia dar uma resposta menos escorregadia. Poderia se sair com algo como "a Justiça espanhola teve acesso às informações e condenou Daniel. Ele agora tem que cumprir a pena. Não tenho nada mais a acrescentar". Seria pelo menos uma admissão de que a Justiça foi feita, como de fato foi.

Porém, depois de ser evasivo, Tite fez pior, comparou o caso a uma suposta agressão sexual envolvendo Neymar, nos tempos em que ele comandava a seleção. A história de Neymar foi uma armação. Não há comparação possível entre os dois casos. Mas quando Tite coloca os dois no mesmo saco, é como se duvidasse da veracidade da condenação —pior, ele coloca sob suspeita o depoimento da vítima.

Falar apenas que "quem erra deve ser punido", conceitualmente, é pouco. Tite foi questionado pelo longo histórico com Daniel. Na época da convocação para a Copa de 2022, chegou a dizer que o lateral "transcende o futebol".

Tite talvez não saiba, mas ele é um influencer e ocupa a posição de principal técnico brasileiro dos últimos 12 anos. Com um microfone do tamanho da torcida do Flamengo, ele precisa saber que sua opinião importa e reverbera.

Na mesma entrevista, o treinador fez uma correção sobre outro assunto. Outro dia, comentou que o Campeonato Carioca era mais forte que o Paulista. Agora diz que não queria comparar o torneio, apenas o momento atual do top 4 de cada estado. Se com uma bobagem dessa ele precisou se explicar, talvez ele deva retornar ao tema da condenação de Daniel.

Curiosamente, um dia antes, o míster palmeirense Abel Ferreira deu aula de solidariedade. Sem ser questionado, abriu a entrevista se posicionando sobre o absurdo ataque ao ônibus dos jogadores do Fortaleza (perpetrado pela torcida do Sport). Nem o sindicato dos jogadores (se é que existe) foi tão direto quanto o professor português.

Está na hora de Tite transcender o futebol.

Um viva para o maior público do Paulistinha, que foi neste fim de semana, no Morumbi, quando o Santos levou mais de 50 mil pessoas para um jogo no domingo de manhã contra o São Bernardo… quem diria.

Os 19 da F1
A frase mais sincera da pré-temporada da F1, cuja largada acontece no próximo domingo, é de Fernando Alonso: "Acho que 19 pilotos do paddock já sabem que não serão campeões em 2024". Ainda assim, esperamos que alguém desafie Max Verstappen e sua Red Bull, nem que seja para dar alguma graça à série da Netflix no próximo ano —a sexta temporada foi miserável.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.