Solange Srour

Diretora de macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Solange Srour
Descrição de chapéu inflação juros Selic

Incertezas para 2024 só aumentam com abandono da meta fiscal

Enfraquecimento do arcabouço põe em xeque continuidade das boas notícias do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se as dúvidas em relação à economia e à geopolítica global já tornavam o cenário para o Brasil em 2024 mais incerto, o enfraquecimento do arcabouço fiscal, com o aumento das chances de mudança da meta de déficit primário, coloca em xeque a continuidade das boas notícias deste ano: crescimento da atividade acima do esperado, queda generalizada da inflação e ciclo de queda de juros.

O cenário para as principais economias globais inspira cautela com a Europa à beira da recessão e a China provendo estímulos para evitar um crescimento decepcionante. Mesmo para os EUA, cuja performance tem sido extremamente positiva, as perspectivas têm oscilado bastante. No último período de um ano e meio, o consenso dos analistas sobre os rumos da economia americana variou entre pouso suave, pouso forçado e nenhum pouso. Embora a visão predominante agora seja de pouso suave, as previsões estão longe de ser estáveis.

Neve cobre estátua do touro em frente à Bolsa de Valores de Nova York, em Wall Street. - Peter Morgan/Reuters

O risco mais imediato no país é o forte aumento das taxas de juros longas, explicado em parte pelo aumento da probabilidade de que a política monetária precise ficar bastante restritiva por um período prolongado, dada a resiliência do mercado de trabalho e da inflação mais relacionada à demanda.

Simultaneamente, temos um aumento do prêmio de risco demandado pelos investidores que carregam a dívida americana. O crescimento acelerado do déficit primário nos últimos anos se junta agora ao aumento das despesas com o pagamento de juros, trazendo uma perspectiva de insustentabilidade para a dívida.

Lula e Haddad em evento sobre o salário mínimo no Palácio do Planalto - Adriano Machado - 28.ago.23/Reuters

Com a aproximação da campanha eleitoral nos EUA, não haverá clareza sobre como será conduzido o necessário ajuste fiscal. Pelo contrário, depois da Guerra na Ucrânia, da eclosão da guerra em Israel e do receio de que haja algum conflito em Taiwan, o consenso entre republicanos e democratas é que os gastos com defesa precisam subir nos próximos anos. O sentimento de risco geopolítico pior traz também uma preocupação maior com os retrocessos na globalização e seus impactos positivos para inflação e crescimento no mundo.

É nesse contexto turbulento que a sinalização de mudança da meta de primário para 2024 tende a ter efeitos bastante negativos. Em primeiro lugar, enfraquece o esforço da equipe econômica de buscar o ajuste fiscal via aumento de impostos. Dificilmente o Congresso estará disposto a arcar com o ônus de aprovar medidas que tragam oposição de setores organizados da sociedade quando o governo mostra pouca disposição em buscar a meta de primário.

Em segundo lugar, se no primeiro ano de arcabouço muda-se a meta para evitar um contingenciamento, qualquer comprometimento com as metas futuras passa a não ser mais crível. O próprio arcabouço é enfraquecido, já que, se não há empenho em se aproximar das metas, o mesmo deve valer para o cumprimento do limite de crescimento real das despesas de 2,5%, estabelecido com a nova regra fiscal. Com a volta dos pisos para educação e saúde e a nova regra do salário mínimo aprovada, o risco de mudanças nesse limite também ficou alto.

Após as declarações contra a medida de zerar o déficit primário, a curva de juros aumentou a precificação para a Selic no fim do ciclo de afrouxamento monetário. A política fiscal afeta as decisões do Copom pelos seus impactos na demanda agregada e pelo canal do risco, que por sua vez se transmite pela taxa de câmbio e pelas expectativas de inflação. O BC tem chamado muito a atenção para este último canal, já que mesmo com a manutenção da meta de inflação em 3% a ancoragem das expectativas foi incompleta.

Os modelos de projeção de inflação do BC levam em conta o fato de que os analistas já não acreditam no cumprimento da meta fiscal; mas o problema é que, quando fica explícito que o governo não apoia medidas de corte de gastos, a chance de piora nessas projeções cresce. O efeito colateral é a "desancoragem gêmea" –termo que o BC usa para descrever o fato de que a falta de ancoragem das expectativas sobre a política fiscal leva a uma desancoragem em relação às metas para a inflação–, que atrapalha a queda da inflação e dos juros.

Em economia aprendemos que os agentes reagem a sinalizações e que expectativas importam. Ficar sem regra fiscal quando o cenário internacional está incerto é bastante arriscado e pode acabar atrapalhando o nosso desempenho econômico no ano que vem.

Aproveito o espaço para parabenizar o Departamento de Economia da PUC-Rio pelos 60 anos de graduação, 45 anos de pós-graduação e pesquisa e 30 anos do programa de doutorado. Durante esses anos, o departamento contribuiu de forma intensa para a política econômica brasileira e é reconhecido internacionalmente por ter formado profissionais cuja pesquisa acadêmica esteve na fronteira da ciência econômica. Sou eternamente grata pela formação profissional e pessoal que os professores e colegas da PUC me proporcionaram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.