Solange Srour

Diretora de macroeconomia para o Brasil no UBS Global Wealth Management.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Solange Srour
Descrição de chapéu juros inflação

Ameaças ao pouso suave

De acordo com projeções do FMI, redução da inflação ocorre sem uma grande desaceleração da atividade econômica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A economia global continua se recuperando da pandemia, da guerra na Ucrânia e do forte aumento da inflação com uma notável resiliência. Apesar do enorme choque nos preços de energia e de alimentos e do aperto monetário sem precedentes, o crescimento global não estagnou.

De acordo com as últimas projeções do FMI, o crescimento global desacelerará de 3,5% em 2022 para 3% neste ano e 2,9% em 2024, enquanto a inflação global sairá de 9,2% em 2022 para 5,9% e 4,8%, respectivamente. Este cenário é o que se chama de "pouso suave" (conhecido também por "soft landing") —redução da inflação sem uma grande desaceleração da atividade.

O receio de uma recessão passou a ser substituído pelo cenário de pouso suave desde o começo da segunda metade deste ano por diversos fatores.

Sede do Federal Reserve, o banco central dos EUA, em Washington
Sede do Federal Reserve, o banco central dos EUA, em Washington - Jonathan Ernst - 31.jul.2013/Reuters

Primeiro, a alta demanda por serviços intensivos em mão de obra no pós-pandemia se traduziu em mercados de trabalho mais apertados e contrabalanceou a desaceleração da indústria e dos setores mais sensíveis à alta dos juros.

Segundo, as condições de crédito mais restritivas impactaram os mercados imobiliários e o investimento de forma mais branda do que no passado. A alta percentagem de hipotecas com taxas fixas e o elevado nível de poupança somado ao menor endividamento das famílias foram fatores importantes nessa conta.

Em terceiro, os choques negativos nos preços das matérias-primas do ano passado retrocederam, abrindo espaço para que o ciclo de aperto monetário em grande parte das economias avançadas chegasse perto do fim, enquanto alguns emergentes que começaram o ciclo antes, como o Brasil e o Chile, já estão reduzindo juros.

Quais seriam as ameaças para o pouso suave continuar? Embora algumas ameaças, como a grave instabilidade bancária do início deste ano, tenham moderado desde abril, os riscos não são desprezíveis.

A crise imobiliária da China está longe de ter sido controlada. O restabelecimento da confiança no país exige uma reestruturação rápida das grandes construtoras em dificuldades e a resolução dos desequilíbrios fiscais dos governos locais.

Se os preços imobiliários na China caírem demasiadamente, os balanços dos bancos e das famílias piorarão, com potencial para uma grave amplificação financeira. A economia chinesa precisa encontrar alternativas para continuar a crescer e, ao mesmo tempo, estar dependente do crédito para o setor imobiliário.

De outro lado, os preços das commodities parecem estar se tornando mais voláteis em meio a choques tanto climáticos quanto geopolíticos, colocando um sério risco para a desinflação em curso. Desde junho, os preços do petróleo aumentaram cerca de 25% em meio a cortes prolongados de oferta e, mais recentemente, à eclosão da guerra em Israel.

Os preços dos alimentos continuam elevados em vários países (o Brasil é uma exceção graças à supersafra). A chegada do fenômeno climático El Niño trouxe a possibilidade de seus efeitos serem mais intensos sobre a inflação de alimentos do que o esperado, caso o fenômeno seja mais extremo.

Embora a inflação global tenha diminuído, seus componentes menos afetados por choques de oferta permanecem desconfortavelmente elevados, implicando a necessidade de os bancos centrais manterem a política monetária restritiva por mais tempo.

O pouso suave trouxe consigo a manutenção de mercados de trabalhos aquecidos em grande parte dos países, e há muita incerteza sobre possíveis mudanças de valor do juro neutro. Ainda que estejamos começando a ver algum esfriamento e redução do ritmo de alta dos salários, os bancos centrais tendem a se manter vigilantes neste ambiente. A forte alta das taxas de juros longas globais traz um aperto das condições financeiras.

Outro risco relevante para o pouso suave é o aumento do prêmio de risco (recompensa que o investidor busca numa aplicação feita a juros pré-fixados de prazo médio ou longo) exigido pelos investidores, dados os seus elevados níveis de dívida e custos de financiamento crescentes.

O aumento substancial do déficit fiscal nos Estados Unidos, em particular, é muito preocupante, e não há perspectivas de propostas para sua redução ainda que a aproximação das eleições presidenciais no país deva trazer este debate.

Em momento de incertezas, cabe aos bancos centrais o papel de fortalecer suas credibilidades e às autoridades fiscais proteger seus arcabouços. É quando há ameaça de virada de cenário que estes fundamentos fazem a diferença.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.