Tati Bernardi

Escritora e roteirista de cinema e televisão, autora de “Depois a Louca Sou Eu”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tati Bernardi

Amamentar te deixa burra

O pós-parto também me deixou tapada, avoada, esquecida, sem memória

David Magila

Se ficar grávida é um estado de graça, corre grandes riscos de você achar que essa graça se escreve com “s”. Ficar grávida, antes de mais nada, é um estado de profunda burrice.

Pensei numa maneira mais elegante de escrever isso, cheguei a formular “durante a gravidez tive minha capacidade de raciocínio alterada”, mas demorei dez minutos para desenvolver essa frase e mais uns dez para montá-la aqui nesta página. Aliás, obrigada Word, por ter corrigido a palavra burrice ali no primeiro parágrafo.

O pós-parto também me deixou tapada, avoada, esquecida, sem memória. E amamentar só intensificou minha capacidade de...do quê mesmo? Raciocínio. Que fica como? Alterada. Mas... do que estava falando? Ah, da minha capacidade.

A combinação de hormônios (queria escrever aqui quais são eles e quais aumentam e quais diminuem e pesquisei tudo bonitinho e anotei num papel até com o nome das universidades chiques que divulgaram o estudo, mas perdi o papel) somados a não sei o que da massa cinzenta é que causa tudo isso. “Tudo isso” é o jeito estúpido e preguiçoso de resumir algo sobre o qual sabemos pouco ou não recordamos.

​​Progesterona acho que aumenta, cérebro acho que faz edema, córtex acho que murcha, momnesia acho que é o nome gringo. A única certeza é que preciso dormir. No começo da gravidez, teve uma noite em que acordei pra vomitar e, no meio do caminho, esqueci aonde estava indo e resolvi fazer um lanche. Ontem escrevi expectativa com “s” em uma das minhas redes sociais que, pra minha enorme sorte, tem apenas um milhão de seguidores.

Minha analista explicou que expectativa “transa” com as palavras espera, esperança e especulação e que, por esses motivos, estava perdoada. Já não transo com nenhuma palavra e nenhum ser humano porque, além de ignorante e exausta (yes! Acertei essa! É com “x”!), estou também assexuada.

Se a mulher burra ainda é um fetiche para os homens (mesmo depois de tanta passeata feminista) sinto informar que, ao menos durante o puerpério, a inaptidão intelectual vem acompanhada de uma vagina facilmente apelidada de deserto do Atacama. Que fica onde mesmo? É Chile? É Peru?

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.