Tayguara Ribeiro

Na Folha desde 2019, é repórter de Política. Já trabalhou em Economia e no jornal Agora. Antes, cobriu futebol da série A3 do Paulista à Copa do Mundo de 2014.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tayguara Ribeiro
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Copa do Qatar pode ter campeão inédito?

Apesar das zebras, histórico não é favorável, e Mundiais concentram títulos em pequeno grupo de seleções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em uma Copa do Mundo com tantas zebras na primeira fase e potências do futebol ficando pelo caminho antes do que se previa, não seria absurdo imaginar que pudéssemos ter um campeão inédito no Qatar. Mas não é isso que o histórico do torneio mostra.

Desde que a disputa foi criada, apenas oito países já tiveram a honra de levantar a taça da principal competição do futebol. E entrar nesse grupo não costuma ser nem rápido nem simples. Em geral, ocorre quando surgem gerações excepcionais em um país.

Para se ter uma ideia, apenas quatro seleções concentram 15 títulos. Brasil (5), Alemanha (4), Itália (4) e Argentina (2). Tem mais. Em apenas duas oportunidades, uma final de Copa do Mundo não contou com uma dessas quatro nações, em 2010 e em 2018. Em todos os outros torneios, disputados desde 1930, uma delas esteve envolvida na decisão.

Técnico Didier Deschamps durante treino da França no Qatar; seleção vai em busca do seu terceiro título - Hamad I Mohammed/Reuters

As outras equipes que já venceram uma Copa do do Mundo são França (2), Uruguai (2), Inglaterra (1) e Espanha (1). Ao todo, reúnem 6 títulos nos 21 torneios já disputados.

Neste século, só um time conseguiu entrar para o grupo. O último campeão inédito ocorreu em 2010, com a vitória da Espanha, contra a Holanda. Com uma geração espetacular, a melhor da história do país. Liderados por Xavi e Iniesta, espanhóis passaram a integrar o clubinho dos campeões mundiais.

Antes deles, um campeão inédito ocorreu em 1998, com a França de Zinédine Zidane. Desnecessário falar sobre. Pela qualidade do craque. Pela equipe como um todo, da qual os brasileiros bem lembram, já que o derrotado daquela final foi o time verde e amarelo.

Os franceses, na ocasião, quebraram um jejum de campeões inéditos que durava desde a Copa do Mundo de 1978.

Nas últimas dez Copas, aliás, somente duas seleções "surpreenderam". Coloco a palavra entre aspas justamente porque a qualidade das gerações que França e Espanha formaram não permite considerar estranho um título. A surpresa fica por conta da pouco comum frequência de conquistas obtidas por novos países no Mundial.

É verdade que 3 das 8 campeãs do mundo não disputam a Copa neste momento. A Itália, que nem se classificou, e Alemanha e Uruguai, que caíram na primeira fase.

Outros resultados neste torneio realizado no Qatar também contribuem para esse vislumbre. Argentina perdeu para a Arábia Saudita. Alemanha perdeu para o Japão. Marrocos ganhou da Bélgica e se classificou em primeiro no seu grupo. Coreia venceu Portugal e pegou uma vaga nas oitavas, no lugar dos uruguaios.

Ainda teve Japão em primeiro, em um grupo que tinha Espanha e Alemanha. A classificação da Austrália.

Mas cabe lembrar que restam outras cinco campeãs do mundo na competição.

Brasil, o maior campeão, a Argentina, de Lionel Messi, a França, atual campeã e que conta com Mbappé, Espanha e Inglaterra.

Além das cinco gigantes, não existe neste Mundial do Qatar nenhuma super geração que faça imaginar o surgimento de um novo campeão do mundo.

Portugal, com um Cristiano Ronaldo já em seus momentos finais da carreira, tenta se credenciar a ser este time. A Holanda é a eterna candidata. Outras seleções pouco faladas tentam correr por fora do radar na direção da taça.

A Copa vem complicando a vida dos participantes de bolões. Mesmo assim, o futebol mostrado dificulta imaginar um time sendo campeão pela primeira vez.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.