Terra Vegana

Luisa Mafei é culinarista e professora de cozinha a base de vegetais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Terra Vegana

Faça um carpaccio de abobrinha (e tudo bem que digam que abobrinha não é carpaccio)

Só peço a chance para provar que é, sim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aceito desde já a crítica de quem me disser que forcei a barra ao chamar uma abobrinha de carpaccio. Mas, convenhamos: o nome é muito mais simpático do que "fatias de abobrinha finamente fatiadas com molho de mostarda", certo?

Além do mais, transpor nomenclaturas da culinária tradicional para a culinária vegetal é um ato de liberdade que permite o reconhecimento por parte de quem come as comidas que sempre comeu, em versões sem animais (ou sem derivados de animais).

E isso traz conforto e sensação de pertencimento —então, me deixem chamar a rodela de abobrinha de carpaccio, que isso não deveria ser motivo de incômodo para ninguém.

.
Carpaccio de abobrinha, com receita de Luisa Mafei - Luisa Mafei

A rigor, nem estaria de todo errado, já que "carpaccio" não quer dizer "carne finamente fatiada".

O prato italiano foi criado no Harry's Bar, em Veneza, por Giuseppe Cipriani, e ganhou a alcunha em homenagem aos tons de vermelho do pintor italiano Vittore Carpaccio. Uma beterraba seria mais fidedigna, mas a abobrinha crua tem mais delicadeza e frescor.

O "pulo do gato" do carpaccio vegano é marinar os vegetais antes de servir.

A marinada, que deve sempre ser feita a partir da mistura de um líquido ácido com sal, agrega sabor e altera a textura da abobrinha, amolecendo-a ligeiramente. O molho da receita segue a tradição, com a onipotência da mostarda, e o melado é licença poética para equilibrar a acidez da abobrinha marinada.

Amêndoas torradas e alcaparras para finalizar, e está pronto: um carpaccio 100% vegetal, prático para preparar, e ideal para servir em dias quentes como uma entrada, acompanhada de pãezinhos ou torradas.


Carpaccio de abobrinha

INGREDIENTES

1 abobrinha.

⅓ de xícara de suco de limão.

1 dente de alho.

1 colher de sobremesa de alcaparras.

¼ de xícara de amêndoas.

½ colher de chá de sal.

Pitada de pimenta branca.

Para o molho

1 colher de sopa de mostarda de Dijon.

¼ xícara de azeite.

½ colher de sopa de melado.

1 colher de sopa de água.

Sal a gosto.

PREPARO

  1. Fatie as abobrinhas finamente, preferencialmente com a ajuda de uma mandolina (caso não tenha, fica a dica: compre uma na feira mais próxima, não custa caro e vai mudar para sempre sua relação com os vegetais!).
  2. Coloque as abobrinhas fatiadas em um prato fundo e regue com o suco de limão. Descasque e rale o alho e adicione no prato, junte também o sal e a pimenta branca. Misture bem com as mãos. Tampe com um prato raso e reserve na geladeira por vinte minutos. Retire da geladeira, misture novamente e reserve na geladeira por mais vinte minutos.
  3. Escorra a marinada com a ajuda de uma peneira. A marinada pode ser guardada na geladeira e usada posteriormente para temperar saladas.
  4. Prepare o molho do carpaccio: em uma tigela, dissolva o melado na água com a ajuda de um garfo. Em seguida, acrescente a mostarda e o sal, misture bem e acrescente o azeite, misturando sempre.
  5. Corte as amêndoas em três pedaços cada, e leve para torrar numa frigideira, em fogo médio, até que elas fiquem bem douradinhas. Tempere com um pouco de sal.
  6. Disponha as fatias de abobrinhas marinadas num prato, regue delicadamente com o molho de mostarda e finalize com as alcaparras e amêndoas torradas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.