Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Não houve uma grande novidade na Copa

Na história, houve muitas seleções brilhantes, mas foram poucas as revolucionárias

Belo Horizonte

Se a Croácia for campeã --não é zebra--, será o primeiro título do pequeno e novo país. Mais que isso. Será o primeiro título mundial de uma seleção que era cotada, antes da competição, como uma equipe média. Sempre achei isso estranho, já que é frequente, em todo o mundo, um time médio, ou até um pequeno, ganhar um torneio curto, com jogos eliminatórios, como a Copa do Brasil. Será neste domingo?

A França, além dos quatro defensores, joga com um trio no meio-campo, com a ajuda de Mbappé, que volta para marcar pela direita, formando um quarteto, com Pogba, Kanté e Matuidi. Griezmann, vindo de trás, e Giroud, formam a dupla de atacantes, pelo centro. A Croácia, nos amistosos e nas primeiras partidas do Mundial, atuou com Modric como um meia ofensivo, e Rakitic de primeiro volante, posições em que não jogam no Real Madrid e no Barcelona.

Durante a Copa, Modric recuou para ser um volante, ao lado de Rakitic, fora também das habituais funções nos clubes. Contra a Inglaterra, na melhor atuação, a equipe jogou com um volante centralizado, Brozovic, e com Rakitic de um lado e Modric do outro, defendendo, apoiando e atacando, como no Real e no Barça.

Não houve uma grande novidade na Copa, a não ser o VAR, que veio para ficar. Como nos tempos atuais todos os jogadores e equipes são bastante conhecidos, nos mínimos detalhes, não há mais espaço para grandes surpresas, embora a Bélgica tenha surpreendido o Brasil. Na história, houve muitas seleções brilhantes, como a do Brasil de 1982. Mas foram poucas as revolucionárias, que mudaram a maneira de jogar. Cito quatro: a inglesa de 1966, por ter sido o início da marcação com duas linhas de quatro; a brasileira de 1970, por ser a primeira a fazer um detalhado planejamento científico; a holandesa de 1974, a primeira a marcar por pressão; e a espanhola de 2010, inspirada no Barcelona dirigido por Guardiola, que influenciou o futebol de todo o mundo.

As transformações no futebol ocorrem aos poucos e passam despercebidas. De repente, enxergamos o óbvio, que muitas coisas estão diferentes, como nos últimos 15 anos, e que, no Brasil, só se deu importância após os 7 a 1. Assim ocorre também na história e na vida. Quando olhamos no espelho, levamos um susto ao constatarmos que envelhecemos e que temos de correr atrás da vida, antes que ela acabe.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.