Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Trio do Real Madrid joga um futebol que enxergamos e outro que imaginamos

Melhor meio-campo do mundo, Casemiro, Kroos e Modric comandaram jogo contra o Liverpool

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Conmebol anunciou a chegada de 50 mil doses da vacina contra a Covid-19, vindas da China, via governo do Uruguai, para vacinar jogadores, comissões técnicas, árbitros, auxiliares e amigos. É o fura-fila do futebol.

A Conmebol também entra em campo. Enquanto Chelsea e Porto, pela Liga dos Campeões da Europa, jogaram as duas partidas em campo neutro, em Sevilha, por causa da pandemia, um dos jogos da Libertadores, entre Grêmio e Independiente del Valle, foi realizado no Paraguai e o outro, em Porto Alegre, prejudicando o time equatoriano.

Mesmo assim, o Grêmio perdeu os dois jogos. Coletivamente, o Del Valle, bastante compacto, deu um baile no Grêmio, com muito mais troca de passes e circulação da bola, embora deixasse muitos espaços na defesa, o que o Grêmio não aproveitou.

Renato Gaúcho, que fez um ótimo trabalho no Grêmio, estava na hora de sair. A autossuficiência do técnico, uma característica positiva, geralmente presente nos profissionais de sucesso, se torna negativa quando ultrapassa certos limites. O personagem passa a se achar um herói, uma estátua, um rei.

Tony Kroos, do Real Madrid, disputa a bola com Wijnaldum, do Liverpool, na partida de volta entre as duas equipes pela Liga dos Campeões, na Inglaterra
Tony Kroos, do Real Madrid, disputa a bola com Wijnaldum, do Liverpool, na partida de volta entre as duas equipes pela Liga dos Campeões, na Inglaterra - Xinhua

O Grêmio, o Palmeiras e o Flamengo, na partida entre os dois últimos e nas suas derrotas para o Defensa y Justicia e para o Vasco, respectivamente, mostraram que não sabem defender e atacar bem em um mesmo jogo, como se tivessem que fazer uma escolha.

Na Liga dos Campeões da Europa, o técnico Mauricio Pochettino escalou o Paris Saint-Germain, nos dois jogos contra o Bayern de Munique, com duas linhas recuadas de quatro e mais dois craques na frente, Neymar e Mbappé, que se completam, para jogar no contra-ataque.

Neymar está cada vez com repertório mais amplo e exuberante. Se o Bayern não fosse um time compacto e que recupera rapidamente a bola onde a perdeu, Neymar e Mbappé poderiam ter jogado ainda melhor.

O Real Madrid jogou mais atrás, para contra-atacar e aproveitar os espaços na defesa do Liverpool. Vinicius Junior, com muito campo para correr e driblar, como sabe fazer, foi destaque no primeiro jogo, com dois gols, na vitória por 3 a 1. Na segunda partida, foi discreto, no empate na Inglaterra por 0 a 0.

O melhor trio de meio-campo do mundo, formado por Casemiro, Kroos e Modric, comandou o jogo do jeito que quis. Os três, com características que se completam, jogam um futebol que pode ser visto de fora, como enxergamos, e outro por dentro, que imaginamos. O Real Madrid vai enfrentar o Chelsea nas semifinais.

Qual gol foi o mais bonito, o de Mehdi Taremi, do Porto, contra o Chelsea, ou o de Arrascaeta, contra o Ceará, que concorreu ao Prêmio Puskás, da Fifa, no ano passado? Os dois são muito parecidos.

PSG e Manchester City fazem a outra semifinal do torneio. Pep Guardiola e Neymar estão loucos para serem campeões. Não precisam do título para confirmar que são excepcionais, mas a conquista colocaria uma pitada de esplendor e de imortalidade em suas carreiras.

Temos o hábito de comparar times e craques pelos números e pelas conquistas individuais e coletivas. É preciso valorizar também os detalhes subjetivos e o encanto, situações que não podem ser medidas.

O futebol tem muitos imprevistos. De repente, acontecem coisas inesperadas, que mudam a história de um jogo, de uma trajetória. Acaso não é sorte, azar nem mistério. São fatos comuns, que acontecem com frequência, mas que não sabemos quando e onde vão ocorrer. A bola entra também por acaso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.