Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Tóquio 2020

Brasil e Espanha farão confronto de estilos na final olímpica do futebol masculino

Partida vai opor troca curta de passes dos europeus ao jogo mais intenso e de mais bolas longas dos brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um momento marcante das Olimpíadas foi o dos atletas Gianmarco Tamberi, da Itália, e Mutaz Essa Barshim, do Qatar, que, empatados na final do salto em altura, resolveram ficar cada um com sua medalha de ouro. O regulamento permitia. Podiam também tentar mais uma vez.

Alguns disseram que foi um exemplo de entendimento para o mundo, enquanto outros falaram que foi um acerto entre amigos, racional, de que vale mais um pássaro na mão do que dois voando. Achei ótima a decisão dos atletas.

Temos de respeitar e compreender o esforço e o talento dos perdedores, como também dos que desistem por problemas psicológicos, mas isso não é motivo para diminuir a consagração dos campeões, que suportam a pressão, superam-se e ultrapassam os limites físicos, técnicos e emocionais. Os medalhistas precisam ser bastante festejados, para sempre.

O futebol masculino do Brasil está na final. Contra o México, a seleção brasileira teve mais posse de bola, o domínio do jogo, mas as chances claras de gol foram iguais, duas para cada lado, durante os 90 minutos e na prorrogação. Nos pênaltis, o Brasil venceu.

Brasil e Espanha fazem a final. A Espanha teve grandes dificuldades para vencer o Japão, na prorrogação, por 1 a 0. O time espanhol, assim como o do Brasil, possui alguns jogadores que fazem parte da equipe principal, como Pedri, Eric García, Olmo e Asensio.

Seleção brasileira comemora a classificação para a final das Olimpíadas
Seleção brasileira comemora a classificação para a final das Olimpíadas - Mike Segar/Reuters

A Espanha não tem um jogador experiente, como Daniel Alves, o maior papa-títulos do mundo, mas que ainda não havia conquistado uma medalha olímpica. Ele já tem a de prata garantida.

Como a seleção espanhola marca com os zagueiros adiantados, o Brasil, provavelmente, vai usar as bolas longas, como fez contra a Alemanha. Pena que Matheus Cunha não deve jogar. Ele faz falta.

Será o confronto entre o estilo da Espanha, de troca curta de passes, desde a defesa até a área adversária, que já foi uma característica marcante do futebol brasileiro, contra o jogo da atual seleção brasileira, mais intenso, de mais velocidade, de mais marcação, de mais bolas longas, como é o do time principal e que já foi o predominante no adversário, a Fúria Espanhola. Mudaram com o tempo.

Brasileirão

No domingo (1º), na partida entre os dois times de maior torcida no Brasil, o Flamengo massacrou o Corinthians, especialmente no primeiro tempo. A diferença técnica é enorme. Como é prazeroso ver o Flamengo jogar —e como é sem graça o Corinthians.

A principal razão da superioridade do Flamengo é a qualidade individual, ainda mais com a volta dos titulares, agora sob o comando de Renato Gaúcho. Além disso, os jogadores do Flamengo parecem mais descontraídos, com mais entusiasmo do que na época do sisudo e formal Rogério Ceni.

Isso não significa que futebol é sempre assim. Como atleta e analista, vi muitos times melhorarem quando passaram a ser dirigidos por treinadores mais disciplinadores e exigentes do que por mais próximos afetivamente dos atletas. O comportamento humano é muito variado.

Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG devem disputar o título do Brasileirão. O Atlético-MG, além da melhoria do sistema defensivo, sob o comando de Cuca, tem dois jogadores especiais, Hulk e Nacho Fernández. O time melhorou também com a escalação do lateral direito Mariano no lugar de Guga.

O Bragantino e as duas equipes do Ceará estão muito bem no Brasileirão. O técnico Guto Ferreira deveria ser mais reconhecido, pois faz, há muito tempo, um bom trabalho no Ceará.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.