Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão

Eu escolheria Benzema, Mbappé e De Bruyne como melhores do mundo

O Bayern, por ter a bola sempre perto do gol adversário, facilita bastante para Lewandowski

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Manchester City, 13 pontos à frente do Chelsea no Campeonato Inglês, e o Real Madrid, líder do Espanhol e campeão da Supercopa da Espanha, são hoje, talvez, os dois times com o melhor desempenho no futebol mundial. Na prancheta, são iguais, com quatro defensores, três no meio-campo, dois jogadores pelos lados e um centroavante. No campo, são bem diferentes.

O Real Madrid, quando perde a bola, recua e protege os quatro defensores, com cinco jogadores no meio-campo (um trio pelo centro e dois atletas pelos lados). Quando a equipe recupera a bola, contra-ataca, geralmente com Vinicius Junior, ou troca passes precisos até o outro gol. Todos avançam, até Casemiro. O volante e mais Kroos e Modric estão em grande forma. Os três se completam.

Já o City, quando perde a bola, pressiona para recuperá-la no campo adversário. Quando Agüero saiu do time, todos achavam que Gabriel Jesus seria o substituto. O irrequieto e inventivo Guardiola não para. Passou a jogar, com mais frequência, sem centroavante. Do meio para frente, todos são armadores e fazem gols. Não existe centroavante nem falso centroavante.

Benzema comemora gol contra o Athletic na final da Supercopa da Espanha
Benzema comemora gol contra o Athletic na final da Supercopa da Espanha - Albert Gea - 16.jan.2021/Reuters

No momento em que Guardiola inova e mostra ao mundo que se pode jogar sem um centroavante, a Fifa elege Lewandowski, um clássico, típico e excepcional centroavante, maior artilheiro do ano, como o melhor jogador do mundo. O Bayern, por ter a bola sempre perto do gol adversário, facilita bastante para Lewandowski.

Meus três escolhidos neste ano seriam diferentes: Benzema, Mbappé e De Bruyne. Não sei a ordem. A maneira diferente de jogar do Manchester City e a eleição de Lewandowski são demonstrações da riqueza e da diversidade do futebol.

Estranheza

Há mais de 20 anos, quando parei de trabalhar como médico e me tornei um analista/colunista, deveria ter entrado na faculdade de jornalismo. Certamente, me ajudaria em meu atual trabalho. Além disso, ficaria mais identificado com a profissão.

As informações e as explicações necessitam ser mais exatas e mais claras. No futebol e em todas as profissões, existe hoje uma epidemia de informação e, ao mesmo tempo, faltam mais observadores, capazes de enxergar e de entender os detalhes. Há gente demais falando de futebol. O conhecimento vai muito além da informação.

Ao ser perguntado, o coordenador da seleção, Juninho Paulista, disse que Renan Lodi não poderia ser convocado porque só tinha tomado uma dose da vacina contra a Covid e não poderia entrar no Equador. Nem ele nem Tite falaram que Lodi seria chamado se tivesse tomado a segunda dose.

Tite disse que convocou Gabigol e Everton Ribeiro porque o Flamengo já estava treinando, mas não falou que chamaria Arana se o Atlético já estivesse em atividade. No momento, quais são os dois laterais esquerdos preferidos do técnico?

Ronaldo não falou que pensava em desistir da compra de 90% das ações do Cruzeiro. Ele disse apenas que a situação do clube é muito mais grave do que imaginava e que, embora fosse permitido pelo contrato, não teria o desejo de voltar atrás.

O comportamento e as declarações dos novos donos do Botafogo e do Cruzeiro foram interessantes. O empresário americano John Textor parecia um ex-craque, um ex-ídolo, otimista, eufórico e emocionado com a recepção dos torcedores. Já Ronaldo parecia um investidor americano frio, calculista, realista, sombrio, que nunca tinha chutado uma bola. Não sei quem está mais certo. Apenas relato minha estranheza.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.