Tostão

Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tostão
Descrição de chapéu Mundial de Clubes

Vítor Pereira vive dificuldade encontrada por Parreira em 2006

Sonho do técnico da seleção na Alemanha era time com menos craques e mais previsível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aprendi na medicina e na psicanálise que não devemos transportar o que está nos livros para todos os pacientes. Estes, com a mesma doença, são diferentes. Os sintomas de cada um é que devem ser comparados com o que está nos livros. O doente é que tem de ser tratado, não a doença.

O mesmo ocorre na vida. As experiências vividas, que parecem idênticas, são diferentes em cada época. Por ser mais fácil e seguro, o ser humano costuma repetir comportamentos, como se os instantes fossem iguais. No futebol, é parecido. Cada jogo tem seus detalhes, sua história, e deve ser visto e conduzido de variadas maneiras.

Vitor Pereira em partida final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians
Vitor Pereira em partida final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Corinthians - Sergio Moraes-19.out.22/Reuters

O sonho de muitos treinadores e analistas, extremamente racionais, mesmo sem admitir, é fazer do futebol um esporte puramente científico, técnico, tático, programado, ensaiado e calculado. A surpresa, os detalhes subjetivos e o imponderável não teriam nenhuma importância.

O futebol que vi e que vivi, em épocas diferentes, têm expressões diferentes. Resumindo, nos anos 1960 e 1970, havia um fascínio pelo jogo mais livre, mais inventado, mais fantasioso. Os artistas e habilidosos brasileiros eram endeusados em todo o mundo. Depois, progressivamente, especialmente nas décadas de 1980 e 1990, o futebol ficou mais científico, planejado, utilitário, físico, com poucos devaneios individualistas. Ficou também mais feio e previsível.

Após a Copa de 2002, houve uma transformação, que continua até hoje, para melhor. Construiu-se uma união entre as duas épocas anteriores, uma mistura de pragmatismo, improvisação e inventividade. O jogo ficou mais intenso, mais emocionante, mais bonito, mais técnico e tático.

Aumentaram também as discussões sobre o que é mais importante, o desempenho ou o resultado, a beleza ou a eficiência. As duas visões são essenciais e necessárias. No futuro, que já chegou, os times alternam estratégias diferentes a cada jogo e até em uma mesma partida, de acordo com o momento.

Em todos esses períodos, os craques sempre estiveram presentes. São eles que embelezam o futebol. Mas não é fácil juntá-los em um mesmo time. Antes da Copa de 2006, o bom e pragmático técnico Parreira disse que escalar Ronaldo, Ronaldinho, Kaká e Adriano seria o limite da ousadia. Parreira tentou posicionar os craques de uma maneira diferente, e não deu certo. Imagino que o sonho do técnico seria dirigir uma seleção com menos craques e mais previsível.

Vítor Pereira passa por algo parecido no Flamengo. Gostaria de ter jogadores pelos lados que marcam e atacam, como exigia que Róger Guedes jogasse no Corinthians, mas sabe que não pode abrir mão dos melhores e de escalar juntos Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro.

Seja qual for o esquema que vai usar no Mundial de Clubes, o técnico será bastante criticado se o time não for campeão. Por estar no início do trabalho, ainda falta a Vítor Pereira a definição e a segurança que tem Abel Ferreira no Palmeiras.

O passado está sempre junto com o presente. Existe um saudosismo, uma tendência de achar que tudo no passado era melhor. O genial Woody Allen, no filme "Meia-Noite em Paris", mostrou como a memória afetiva do que foi vivido ou imaginado é mais prazerosa para a maioria das pessoas do que o presente. O ser humano está sempre insatisfeito com o atual.

"Deve-se viver a vida olhando para a frente, mas só se pode entendê-la olhando para trás." (Kierkegaard, filósofo dinamarquês)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.