Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Produção de grãos recua 12% nos países europeus nesta safra

Seca e calor provocam queda no volume colhido para 274 milhões de toneladas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O clima desfavorável na Europa deverá provocar uma queda de 12% na produção de grãos da região.

 Estimativas da Copa e Cogeca, entidades ligadas aos fazendeiros e às cooperativas, indicam uma safra de 274 milhões de toneladas em 2018, abaixo dos 312 milhões do ano anterior.

Vários países da região foram afetados por seca e intenso calor. Na Alemanha, um dos países mais atingidos, a produção de trigo deverá cair 18% neste ano.

Restos de trigo após colheita em fazenda a 120 km de Berlim, na Alemanha - Kai Pfaffenbach/Reuters

A França, líder na Europa, deverá produzir 63 milhões de toneladas de grãos, 8% menos do que em 2017.

A queda na produção forçará a Europa a importar mais grãos, principalmente soja e farelo de soja. O milho, que tem boa parte da produção destinada à alimentação animal, terá safra de apenas 54,5 milhões de toneladas nos 28 países do bloco, 15% menos do que em 2017.

A necessidade de importação dos europeus poderá ser uma boa chance para o Brasil, mas os Estados Unidos deverão ser os maiores beneficiados, principalmente na soja.

A produção brasileira da oleaginosa está basicamente voltada para a China. Além disso, Estados Unidos e Europa fizeram um acordo de aumento do comércio agrícola bilateral recentemente.

A Espanha, na contramão da maioria dos países europeus, terá um crescimento de 25% na produção de grãos, segundo a Copa/Cogeca. Essa evolução se deve ao aumento nas safras de cevada e de milho.

A seca na Europa fará a produtividade média dos países do bloco recuar para 4.900 quilos por hectare, abaixo dos 5.600 de 2017. O milho, cuja produtividade havia sido de 7.800 quilos por hectare em 2017, cairá para 6.800 neste.

 

Volume de etanol hidratado já soma 15,7 bilhões de litros

O etanol hidratado continua sendo o destaque do setor sucroalcooleiro na região centro-sul nesta safra 2018/19.

Dados desta terça-feira da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) aponta evolução de 58% na produção deste ano, em relação à anterior.

A forte demanda pelo combustível, devido aos preços atrativos, elevou a produção deste ano —início de abril a 16 de setembro— para 15,7 bilhões de litros.

Já a produção do etanol anidro, o que é misturado à gasolina, teve recuo para 7 bilhões, 6% menos do que em igual período da safra anterior.

A produção de açúcar, que somava 26,5 milhões de toneladas na safra passada, recuou para 21 milhões nesta, com retração de 21%.

A demanda maior pelo etanol fez com que 63% da cana colhida fosse destinada à produção de álcool. No ano passado, esse percentual era de apenas 52%, segundo a Unica.

 

Emprego O saldo entre admissões e demissões acumulado em 12 meses na agricultura foi negativo de abril a julho deste ano. Em agosto, porém, teve um saldo positivo de 6.000 trabalhadores.

Positivo Os dados são de Fabio Silveira, da MacroSector, com base no Caged. No mês passado, foram contratados 79 mil trabalhadores com carteira assinada no setor.

Transporte Em agosto, a Rumo atingiu novo recorde no transporte na Operação Sul, que abrange ferrovias no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em parte de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.

Grãos Soja e milho, com aumento de 14% em relação a igual período do ano passado, foram os principais destaques. A empresa escoou 1,18 milhão de toneladas de produtos agrícolas para os principais portos da região no mês passado.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.