Vaivém das Commodities

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vaivém das Commodities

Produtividade deve garantir safra recorde, mas começam os primeiros problemas

Potencial de produção é de 191 milhões de toneladas, mas muitas variáveis podem influenciar, segundo diretor da Conab

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O aumento da produtividade poderá garantir uma safra recorde para o país em 2021/22, após a quebra da de 2020/21, em relação ao potencial previsto inicialmente.

A Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) prevê para esta safra em andamento uma produtividade média 11% superior à da que se encerrou. Feijão, trigo e milho se destacam, com evoluções de até 28%, como ocorre com o último.

Com isso, esses produtos vão gerar um volume de produção bem maior do que o anterior. A soja também terá bom desempenho, mas a produtividade se mantém estável, e a produção virá da expansão de área, que foi de 3,7%.

Pela primeira vez, o país poderá atingir 291 milhões de toneladas de grãos produzidos, um volume que virá dos 72 milhões de hectares a serem semeados, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo órgão oficial.

O volume a ser colhido virá das produções recordes de soja (143 milhões de toneladas), milho (117 milhões) e trigo (7,8 milhões).

O potencial de produção previsto tem origem nas novas variedades adotadas no campo e nos investimentos que vêm sendo feitos pelos agricultores.

Para Sergio De Zen, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, o produtor teve recursos, vindos de margens que são convidativas para investimentos.

Além de uma melhora nos tratos culturais, o produtor agora tem capacidade de elevar o ritmo de plantio e de colheita, uma vez que adquiriu novas máquinas.

E isso faz uma grande diferença para a segunda safra, que também precisa ser semeada em tempo ideal e recorde para que seja garantida boa produtividade.

O diretor da Conab alerta, no entanto, que ainda são muitas as variáveis a serem vencidas nessa corrida para uma supersafra.

Primeiro, o país deverá fazer o plantio no tempo certo, e o clima está favorecendo. Segundo, a safra deverá ser em tempo recorde e sem interferência de chuvas, para que o plantio da safrinha também tenha um ritmo normal.

Levando em consideração essas variáveis até o momento, a Conab faz sua última previsão de safra deste ano e estima esse patamar recorde de produção.

Começam, porém, os primeiros problemas. Não são generalizados, mas devem ser considerados. O Rio Grande do Sul tem clima desfavorável em algumas áreas, o que começa a afetar o milho. A soja, por ora, está sendo pouco impactada, segundo o diretor da Conab.

Essa supersafra trará influências nos preços, mas De Zen acredita que a expansão da demanda mundial por grãos, principalmente para a produção de proteínas, deverá enxugar o mercado mundial.

O consumidor brasileiro vai ter uma oferta maior de feijão, cuja produção sobe para 3,1 milhões de toneladas, 9% a mais do que na safra anterior. Terá, no entanto, recuo de 2,5% na produção de arroz, que será de 11,45 milhões de toneladas.

O Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) também divulgou números de safra do país e do mundo nesta quinta-feira. A safra mundial de milho será de 1,21 bilhão de toneladas, com consumo de 1,20 bilhão.

A produção mundial de soja sobe para 382 milhões de toneladas, com consumo previsto de 377 milhões. Tanto a produção como o consumo têm aumento de 4%, em relação à safra anterior, segundo o órgão norte-americano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.