Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli

Crianças desumanizadas

Neoliberalismo supõe erradicar a miséria eliminando o miserável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na primeira vez que vi uma pessoa se pendurar em um caminhão de lixo buscando algo para comer, eu estava confortavelmente sentada no meu carro, recém-saída de um restaurante bacana no Itaim. O choque que a cena me causou é irrelevante e desprezível diante do sofrimento daquele senhor que vasculhava no escuro, enquanto os lixeiros consternados jogavam os sacos por sobre sua cabeça, sob o olhar ansioso de uma mulher e duas crianças bem pequenas.

Em nossa sociedade, essa família faz parte do grupo assimilado à vida nua como conceituou Giorgio Agamben em "Homo Sacer: O poder soberano e a vida nua". São aqueles que não têm estatuto de sujeito, cuja vida poderia ser disposta sem provocar o trabalho de luto nos demais.

Homem revira lixo em busca de comida, em São Paulo - Danilo Verpa - 14.out.2021/Folhapress

As gestações que emergem desse (não) lugar social revelam um paradoxo. Sua majestade o bebê, puro e inocente, surge onde as subjetividades não são devidamente reconhecidas. É só nesse momento que a sociedade se mobiliza, tentando extrair a pérola do limbo social que essa mesma sociedade produziu.

O bebê alojado no útero do estorvo será "salvo" por assistentes sociais, psicólogos e juízes ciosos de seu bem-estar. O consumo de drogas é uma das grandes justificativas para a perda do poder familiar entre pobres, enquanto os ricos se entopem de antidepressivos, ansiolíticos, álcool, drogas ilícitas e recreativas por não suportarem "o estresse da vida moderna". Agora, tente imaginar que droga amenizaria a dor de viver com a sua família na rua.

Sob a alegação de que não há boas condições para o desenvolvimento da criança, ela é tirada da família (geralmente da mãe). Não se cogita seriamente ofertar melhores condições para as famílias nas quais vivem, tornando ainda mais despossuídos mães e pais, de quem tudo já foi tirado.

Aí vem o paradoxo mencionado: o "salvamento" da criança se revela um circuito frequentemente fracassado –grande parte delas retorna para a miséria. A operação encobre mais uma forma de extermínio dos excluídos dentre tantas outras denunciadas. Por mais bem intencionada que seja, essa política resulta inócua ou fatal, com raras exceções.

Fica evidente o desejo obsceno de dizimar a miséria eliminando o miserável. Crença neoliberal de que, inibindo a reprodução dos pobres e promovendo a dos ricos, diminuiríamos a pobreza e aumentaríamos a riqueza. Como se não se tratasse de condições intrínsecas à estrutura social desigual e injusta, mas da simples reprodução de corpos (corpos ricos ou pobres).

A maternidade é um luxo que só começa a valer a partir da classe média, casada, branca, cis e heterossexual. Fora desse espectro, toda a reprodução é tida como estorvo (proliferação de pobres e negros), psicopatológica (desqualificação da parentalidade de casais LGBTQIA+) ou inconveniente (suposta incapacidade de mães solteiras). O privilégio da parentalidade é ultrarrestrito e expõe a mentalidade tacanha que rege nossa sociedade. Quando o governo fura o teto fiscal, ao invés de cortar seus próprios gastos, para "salvar" o pobre –leia-se para salvar o mandato de Bolsonaro–, ele deixa em seu rastro a inflação que aumentará a pobreza que diz solucionar.

Se, por um segundo, pudéssemos ver no cidadão maltrapilho e intoxicado a criança cuja pobreza se perpetuou geracionalmente, talvez usássemos toda e qualquer oportunidade para lutar junto a ele. Afinal, ainda reservamos às crianças alguma sensibilidade.

O que aguardamos para sair às ruas pelas famílias esfomeadas? Uma coisa é certa, cálculo político e fome não compartilham da mesma temporalidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.