Vera Iaconelli

Diretora do Instituto Gerar de Psicanálise, autora de “O Mal-estar na Maternidade” e "Criar Filhos no Século XXI". É doutora em psicologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vera Iaconelli
Descrição de chapéu Mente maternidade LGBTQIA+

O padrão ouro da maternidade

Ao imaginar uma pessoa grávida, muitos pensarão em uma mulher branca, cisgênero, heterossexual e casada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imagine uma pessoa grávida. Algo me diz que você imaginou uma mulher branca, cisgênero, heterossexual, bem vestida, casada, com as mãos sobre o ventre e olhar enternecido. Talvez tenha imaginado o oposto de tudo isso, mas não é o que costumo escutar dos alunos quando lhes proponho admitir —pelo menos para si próprios— a primeira coisa que lhes vêm à cabeça.

O padrão ouro da maternidade, ou seja, os sujeitos considerados aptos a se ocuparem da prole, tem correspondido a essa imagem que vem espontaneamente à cabeça de muitos. Qualquer desvio dessa miragem meticulosamente construída ao longo dos últimos séculos revela perda gradativa de valor. Assim, teremos que a mãe que não gestou, negra, transexual, lésbica, pobre, solteira, por se afastar do molde, distorce o espelho narcísico no qual a sociedade quer ver-se refletida.

A reprodução humana é basicamente a reprodução do tecido social e a fantasia recorrente é de que se só a elite procriasse a pobreza acabaria, revelando uma forma alucinada de entender as causas e os agentes perpetuadores das desigualdades sociais.

Ao imaginar uma pessoa grávida, muitos pensarão em uma mulher branca, cisgênero, heterossexual e casada - fotoduets - stock.adobe.com

Um dos efeitos desse descalabro é a forma como mães e cuidadores que se distanciam da imagem são tratados todos os dias. Nas escolas, nos hospitais, nos tribunais, nos consultórios, nas famílias é perceptível a crença de que se tratariam de mães e pais de segunda qualidade, inaptos, negligentes ou francamente perniciosos.

A pesquisa "A cor da dor: iniquidades raciais na atenção pré-natal e ao parto no Brasil" (2016), coordenada por Maria do Carmo Leal, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca do Rio de Janeiro, escancara a diferença de tratamento que recebem as mulheres de pele escura desde a gestação passando pelo parto. Trata-se da crença arraigada e inconsciente de que a mulher negra aguenta mais dor e está mais talhada a enfrentar o parto sem analgesia e sem assistência. Marca do racismo estrutural que atravessa o olhar de cada cidadão no trato com os corpos negros e que precisa ser denunciado para que haja sensibilização e mudança.

Também é conhecida a forma sistemática como o Estado se apropria dos filhos de mães em situação de vulnerabilidade social, ao invés de promover as condições sociais para a maternidade. Tivemos o desprazer de ouvir as críticas de Janaina Paschoal à PL 3717/2021, que institui a lei dos direitos da mãe solo, prevendo prioridade a essas mulheres nas áreas de mercado de trabalho, assistência social, educação infantil, habitação e mobilidade, em nível federal.

O argumento da deputada estadual de São Paulo é de que "esse tipo de projeto pode servir como incentivo a não se formarem famílias, a não se oficializarem as uniões, a gestações precoces e até forçadas". O discurso maternalista, presente desde a virada do século 20, preconiza que o Estado deve "ajudar" as mulheres a cuidarem dos filhos. Ideia que parece louvável, mas que subentende que a responsabilidade com as próximas gerações é das mães e elas só precisam de uma forcinha. De preferência as casadas, claro.

A luta de pessoas solteiras, transexuais e/ou homossexuais para adoção também é uma batalha que depende de escancararmos a fantasia do padrão ouro de cuidado e passarmos a julgar as qualidades reais dos sujeitos que pleiteiam essa função.

Para desmontar esse bonecão de Olinda que se tornou o ideal de maternidade, precisamos reconhecer seu caráter misógino, racista, elitista e calcado na biologia. A depender dele, quase não existiriam cuidadores aptos a lidar com as crianças, fato que milhões de famílias e instituições desmentem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.