Vinicius Torres Freire

Jornalista, foi secretário de Redação da Folha. É mestre em administração pública pela Universidade Harvard (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Vinicius Torres Freire

Com juros do BC na mínima, haverá mais queixas contra bancos e Guedes

Com Selic perto do piso, política econômica e juros bancários vão ficar na berlinda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na virada de 2019 para 2020, a taxa básica de juros terá chegado a um nível baixo o bastante para ficar quase invisível nos debates sobre a retomada do crescimento. A conversa vai mudar de rumo. Os juros bancários e a possível ou provável lerdeza do PIB serão alvos ainda mais evidentes de queixas.

O Banco Central reduziu a taxa básica, a Selic, o piso do custo do dinheiro no país, de 5,5% ao ano para 5% ao ano, nesta quarta-feira. Afora desastres, a Selic deve ir a 4,5% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do BC, em 11 de dezembro. Com apenas moderado otimismo, pode-se chutar que deva cair a 4% até março de 2020. A taxa real de juros ficaria então abaixo de 0,5% ao ano. Por ora, anda em torno de 1% ao ano, mínima histórica.

Quais os riscos? Uma daquelas tormentas financeiras em países ricos ou “emergentes”, um colapso no programa liberal deste governo e Congresso ou um tumulto político (desde 2013, tivemos pelo menos um por ano, com a exceção deste 2019 e olhe lá).

Mesmo sem solavancos graves, também não está escrito em pedra que os “juros do BC” cairão. Mas é o jeitão da coisa. Quais são os fatores que podem influenciar as decisões do BC, segundo o texto que comunicou a decisão sobre a Selic, nesta quarta-feira? O que pode modificar o cenário (análise do “balanço de riscos”, no jargão), levando os juros mais para baixo ou para cima?

A lerdeza da economia, seu alto nível de capacidade produtiva ociosa, e a inércia ainda podem produzir inflação abaixo do esperado (os juros continuariam a cair). Inércia: a inflação passada baixa vai pressionar menos os preços no futuro, tudo mais constante, por meio, por exemplo, expectativas e de reajustes menores de contratos e outros acordos indexados a índices de preços (de alugueis a salários).

Mas pode haver também “riscos ruins” para a inflação. Ou melhor, haveria agora nova dificuldade de projetar o futuro dos preços, dado o ineditismo da situação, de taxas de juros historicamente baixas.

Na linguagem do comunicado do Banco Central: “o atual grau de estímulo monetário, que atua com defasagens sobre a economia, aumenta a incerteza sobre os canais de transmissão e pode elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária”. Esse risco aumenta em caso de confusão na economia mundial ou, ainda segundo a diretoria do BC, com a “eventual frustração em relação à continuidade das reformas e à perseverança nos ajustes necessários na economia brasileira”.

Com taxa básica real de juro a 0,5%, o BC não teria mais nada a fazer que, em tese, pudesse ter efeito no crescimento, segundo a teoria e a prática convencionais. Não se trata de dizer que essa baixa histórica de juros terá necessariamente efeito sobre o ritmo de recuperação da economia. Caso o PIB não dê sinais de vida lá pelo primeiro trimestre de 2020, Paulo Guedes vai ficar na berlinda, por bons ou maus motivos e argumentos, não vem ao caso.

Seja como for, a Selic está perto de um piso, excluída a hipótese de anormalidade ainda maior na economia brasileira. No entanto, não é assim com os juros bancários.

O custo do dinheiro para os bancos desceu também a um nível próximo do piso. As taxas para empresas e famílias continuam altas. Seja qual for o argumento para justificá-la, a aberração das taxas bancárias vai ficar mais do que nua e crua: vai ficar sem pele, assim como ficam certos devedores dos bancos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.