Walter Casagrande Jr.

Comentarista e ex-jogador. É autor, com Gilvan Ribeiro, de "Casagrande e seus Demônios", "Sócrates e Casagrande - Uma História de Amor" e "Travessia"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Walter Casagrande Jr.

Governo, além de covarde, é cômico e patético

Caça de assinaturas para incluir Paulo Guedes no Nobel é estapafúrdia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Além de esse governo ser muito covarde, mentiroso, cruel e perverso, algumas vezes chega a ser cômico e patético.

Nesta semana li que os filhos políticos do presidente estão caçando assinaturas para tentar colocar Paulo Guedes na disputa pelo Prêmio Nobel de Economia.

Consta que os verdadeiros responsáveis pela votação dos selecionados ignoram por completo esse absurdo. É que a tal lista de signatários tem sido organizada em esfera totalmente à parte do comitê de acadêmicos que estuda os nomes dos finalistas, e parece que não têm efeito nenhum as estratégias dos bolsonaristas que cobiçam o troféu.

Ministro da Economia, Paulo Guedes - Evaristo Sá - 27.jun.22/AFP

Eu fico imaginando que, quando os três filhos do presidente começam a pensar, sempre aparece alguma ideia que cheira muito mal. Fica a impressão de que eles se acham gênios, mas, na realidade, estão mais próximos de Moe, Larry e Curly (com todo respeito aos Três Patetas) do que de qualquer sombra de genialidade existente no planeta.

Confesso que me surpreendi com a história estapafúrdia, mas nem deveria, já que episódios como esse fazem parte do contexto dessas figuras.

O Eduardo tinha certeza de que era competente o suficiente para ser embaixador do Brasil em Washington, mesmo tomando como parâmetro de habilidades para o cargo o simples fato de acreditar que sabe fazer um hambúrguer.

Essa situação pode se transformar em cena ainda mais ridícula se o próprio Paulo Guedes achar que realmente construiu algum repertório possível para concorrer a um prêmio desse porte. Na minha opinião, isso é apenas mais tentativa de enganar a população para ajudar o presidente a buscar a sua reeleição.

Por esse raciocínio, e só tentando achar que ninguém pode ser tão tosco a ponto de ver em Guedes qualquer qualidade para concorrer a um Nobel, eu me pergunto: será que os herdeiros acreditam que esse péssimo governo poderia melhorar a sua imagem com a improvável presença do ministro entre aqueles que realmente têm méritos para cobiçar o prêmio?

Convenhamos, a quem querem enganar? Todos sabem que esse presidente é o pior da história da política brasileira.

Fico impressionado com a cara de pau crônica dessa gente e com a maneira como fazem uso da mentira, da enganação e das fake news para tentar mostrar uma realidade inexistente desse governo ao povo brasileiro.

Todos sabem que adoro cinema, principalmente os filmes clássicos. E, se eu pudesse transportar para um longa-metragem o enredo sobre esse governo mentiroso, o título da fita seria "Todos os Filhos do Presidente".

Ainda bem que a maioria da plateia desse cinema, segundo apontam as pesquisas, está ansiosa para ver logo o fim do protagonismo dessa turma que não tem competência nem para fazer figuração.

Palmeiras e Flamengo em uma (quase) final

Para não dizer que não falei de futebol, neste final de semana teremos praticamente a final do campeonato: Palmeiras x Flamengo. Por que digo isso?

Primeiro porque, com a diferença de nove pontos, o time do Dorival Júnior –segundo colocado– precisa da vitória para ainda ter alguma chance concreta de lutar pelo título do Campeonato Brasileiro. Isso enquanto ainda disputa as semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores.

Outro motivo é que são, disparados, os dois melhores times do ano, com o Flamengo jogando muito bem desde a chegada do Dorival.

Neste segundo turno os dois venceram as três primeiras partidas. A maior dificuldade para o Flamengo é que não basta simplesmente vencer, é preciso torcer para o time de Abel Ferreira perder pelo menos uns quatro jogos (coisa que não aconteceu no primeiro turno).

Outra vantagem para o Palmeiras é ter pelo menos mais duas semanas só para treinar —fruto, diga-se, da dolorida eliminação diante do São Paulo na Copa do Brasil–, enquanto o elenco carioca estará envolvido em disputas eliminatórias bem difíceis contra o próprio tricolor paulista.

Enfim, tudo isso mostra o peso desse jogo. Acredito que o Palmeiras seja o favorito para vencer não só a partida como o campeonato.

Mas também mas estou adorando ver o Flamengo jogar, principalmente o Pedro, de quem sou fã. E nunca é demais repetir: espero vê-lo na lista dos convocados já para os amistosos contra Gana e Tunísia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.