Descrição de chapéu Obituário Maria Lúcia Santos de Lima Castro (1957 - 2018)

Mortes: Anjo salvador dos estudantes de direito da São Francisco

Maria Lúcia ajudava quem estivesse ao seu alcance da maneira que pudesse

Paulo Gomes
São Paulo

Durante os últimos 30 anos, qualquer aluno da Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, que fosse à sessão de alunos era recebido da mesma forma por Maria Lúcia. "Oi, bonitinho(a)", dizia, com um sorriso que já acalmava os mais aflitos.

Nascida em Maceió (AL), Maria Lúcia veio para a capital paulista ainda pequena, com a mãe, tios e irmãos —ao todo, foram sete. Estabeleceram-se na Casa Verde, na zona norte. Como era a segunda mais velha, pesou sobre ela a responsabilidade de ajudar em casa.

Maria Lúcia Santos de Lima Castro (1957-2018)
Maria Lúcia Santos de Lima Castro (1957-2018) - Arquivo pessoal

O período de dificuldade foi enfrentado com o amor que tinha a oferecer. Um dia, ao chegar do serviço, encontrou a irmã Rita apanhando da mãe. Era aniversário da menina, que foi consolada pela irmã mais velha, que lhe trouxe um bolinho.

Outro irmão, Marcelo, conseguiu o primeiro emprego aos 15 anos, num fórum, com a ajuda dela. Foi ela também quem providenciou o primeiro terno do garoto. Até hoje ele trabalha no mesmo lugar.

Ajudava a cada um da maneira que pudesse. Já formada em pedagogia, quando passou no concurso para trabalhar na São Francisco, foi como se o seu afeto apenas atendesse a um público maior.

Maria Lúcia Santos de Lima Castro (1957-2018) com o filho, César
Maria Lúcia Santos de Lima Castro (1957-2018) com o filho, César - Arquivo pessoal

Um dos alunos lembra até hoje que, se não fosse por ela, não teria se formado. Os professores iriam discutir o seu caso e ele a procurou, desesperado. "Fica tranquilo, pensa positivo", disse Maria Lúcia. No dia da reunião entre os docentes, ela se trancou no banheiro e ficou rezando para que desse tudo certo. O estudante foi aprovado e conseguiu o seu diploma.

Morreu na segunda (16), aos 61, em decorrência de um câncer. Deixa o marido Amauri, com quem faria 25 anos de casada, o filho César Augusto, a mãe Benedita e seis irmãos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.