Granada é achada em delegacia de Fortaleza no 3º dia de ataques

Roraima também sofre onda de violência; polícia fala em ação de facções criminosas

João Valadares Aliny Gama
Recife e Maceió | UOL

A onda de ataques a ônibus, prédios públicos e bancos continua pelo terceiro dia seguido no Ceará. Por volta das 6h desta segunda-feira (30), uma granada foi deixada nas proximidades da Delegacia de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. Acionada, a polícia removeu o explosivo da área e conseguiu destruí-lo. 

Bombeiros trabalham no rescaldo de ônibus incêndiado em Fortaleza, no Ceará
Bombeiros trabalham no rescaldo de ônibus incêndiado em Fortaleza, no Ceará - Reprodução/TV Verdes Mares

Durante a madrugada, homens ainda não identificados pelas forças policiais lançaram um coquetel molotov contra o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente, situado na avenida Governador Raul Barbosa, também em Fortaleza. O explosivo atingiu parte de uma viatura da Polícia Militar, que estava estacionada no local. Ninguém ficou ferido.

Até o momento, foram registradas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social 24 ataques —destes, 15 ônibus foram alvo dos criminosos.

Houve ainda registro de disparos de arma de fogo contra uma agência dos Correios, prédio do Departamento Estadual de Trânsito e contra a sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.
Outro ato criminoso ocorreu em uma agência bancária, onde os suspeitos atearam fogo nos caixas eletrônicos.

Segundo a secretaria do estado, os ataques iniciados na sexta (27) são uma retaliação às mortes de três assaltantes de banco, na quinta (26), ligados à facção criminosa Comando Vermelho.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social informou que o policiamento ostensivo foi reforçado em Fortaleza e na região metropolitana. Um helicóptero também auxilia nas operações da polícia. 

​RORAIMA

Roraima também vive uma onda de ataques criminosos deste a noite de domingo (29), com incêndios a prédios públicos, agências bancárias e veículos. 

Até a madrugada desta segunda-feira (30), ao menos três bancos, uma delegacia da Polícia Civil, um quartel da Polícia Militar e um trailer da Polícia Militar foram atacados em Boa Vista. Não há registro de feridos.

Ataques criminosos também foram registrados em quatro cidades do interior do estado: Cantá, Caracaraí, Caroebe e Iracema. 

A PM informou que os ataques foram ordenados pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

Três pessoas foram detidas e um adolescente foi apreendido sob suspeita de participarem do ataque ao trailer da polícia. O grupo foi flagrado com galões cheios de gasolina e um isqueiro. 

A Prefeitura de Boa Vista informou que três prédios do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) sofreram ataques criminosos. O Cras do bairro Nova Cidade teve parte do prédio incendiado por bandidos. O fogo danificou a estrutura da recepção, forro e a mobília do local. Os atendimentos estão suspensos.

Um caminhão o Cras do bairro Centenário foi incendiado. Já o Cras do bairro União, criminosos jogaram dois coquetéis molotov contra a porta, mas o vidro não quebrou. Os atendimentos nestes dois centros acontecem normalmente, de acordo com a prefeitura.

Segundo o comandante-geral da PM de Roraima, coronel Edison Prola, após o serviço de inteligência da polícia detectar possíveis ações de criminosos, a segurança no fim de semana foi reforçada.

"Reforçamos o policiamento e conseguimos inibir vários ataques em Boa Vista. Estávamos preparados para esse embate", afirmou.

Não há informações sobre elo entre a onda de violência nos dois estados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.