Imprensa estrangeira repercute incêndio no Museu Nacional

Acidente é destaque nas páginas dos principais jornais do mundo

São Paulo

O incêndio de grandes proporções que devastou o Museu Nacional, no Rio, foi destaque da imprensa internacional na manhã desta segunda (3). O acidente ocupava espaço nas páginas iniciais dos sites dos principais jornais do mundo. 

Para o americano The New York Times, o incêndio ameaçou "séculos de história". Em reportagem assinada pelo correspondente do jornal do Rio, a publicação aponta que a situação do museu havia "decaído em anos recentes, enquanto o país enfrentava uma economia em frangalhos e instabilidade política."

 Incêndio no Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro, na noite de domingo (02)
Incêndio no Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro, na noite de domingo (02) - Uanderson Fernandes/ Agência O Globo/ Folhapress

O português Público destacou o incêndio em sua manchete no site: "Governo brasileiro acusado de negligência e abandono."

Já o britânico The Guardian fala em "perda incalculável". "Alguns brasileiros veem no incêndio uma metáfora dos traumas do país, que luta contra níveis alarmantes de crimes violentos e os efeitos de uma recessão que deixou mais de 12 milhões de desempregados", diz o texto. 

A publicação ainda destaca frases da candidata Marina Silva, que chamou o acidente de "lobotomia à memória brasileira", e aborda os cortes no investimento à ciência promovidos durante o governo Temer.

O francês Le Figaro trouxe um vídeo mostrando cenas do fogo e entrevistas com funcionários. O conterrâneo Le Monde falou em "200 anos de história que desapareceram". A Paris Match trouxe galeria de fotos, descritas como "imagens impressionantes". 

No espanhol El País, destacou-se que a instituição guardava a "maior e mais importantes coleção indígena e a biblioteca de antropologia mais importante do país". O italiano La Repubblica destaca que o museu conservava o crânio de Luzia.

O Museu do Louvre, em seu perfil numa rede social, também tratou do assunto: 

"É com grande comoção que recebemos a notícia do dramático incêndio que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro. O Museu do Louvre manifesta sua mais sincera solidariedade com o museu e sua equipe. É uma enorme perda para o Brasil e para o patrimônio mundial"

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.