Estrondo em restaurante provoca correria e deixa feridos no shopping JK, em SP

14 pessoas foram atendidas na enfermaria e duas precisaram ser encaminhadas ao hospital

Fachada do restaurante General Prime Burger, do JK Iguatemi, que permaneceu fechado nesta quarta (3) após incidente
Fachada do restaurante General Prime Burger, do JK Iguatemi, que permaneceu fechado nesta quarta (3) após incidente - Marcelo Justo/Folhapress
Ricardo Hiar Mariana Zylberkan
São Paulo

​O barulho similar a um estouro na praça de alimentação do shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, área nobre da zona sul da capital paulista, provocou correria e tumulto no início da tarde desta quarta-feira (3).

Após o estrondo, sem saber o que acontecia, dezenas de clientes deixaram o local às pressas. O boato de que se tratava de tiros durante um arrastão se espalhou rapidamente, o que causou pânico. O incidente ocorreu bem na hora do almoço, quando o fluxo de clientes na praça de alimentação aumenta. 

Segundo relatos, quem estava sentado às mesas largou a refeição. Outros deixaram o pedido já pago no balcão dos restaurantes. A atendente de uma lanchonete ainda esperava o cliente que abandonou o cartão preso à maquininha. 

Outra atendente, de um restaurante de massas, contou que, ao ouvir o barulho, os funcionários correram para dentro da cozinha e quase foram seguidos por um cliente que tentou pular o balcão para se proteger. Pratos se quebraram na confusão. 

O acidente foi descrito por alguns como explosão de um botijão de gás. Outros diziam que houve um curto-circuito na coifa do General Prime Burger. De acordo com a assessoria de imprensa do restaurante, o barulho foi provocado pelo disparo acidental do sistema de gás carbônico que alimenta o exaustor da cozinha. 

Na correria, algumas pessoas caíram pelo trajeto e acabaram feridas, atingidas por outros usuários do shopping.

De acordo com relatos de frequentadores nas redes sociais, pessoas chegaram a perdes os sapatos na correria e vasos de plantas foram usados como esconderijo  

Segundo a jornalista Camila Braghin, 42, que aguardava a chegada da sua refeição, houve muita correria e as pessoas estavam em pânico. "Foi um desespero total, muita gente corria sem saber o que estava acontecendo. Algumas pessoas se machucaram porque foram praticamente pisoteadas por outras. Por conta do barulho, as pessoas se assustaram e não sabiam se havia explodido algo no restaurante ou se era alguém que estava atirando."

No fim da tarde, a situação na praça de alimentação estava normalizada e não havia mais indícios da confusão. 

O shopping JK Iguatemi confirmou ter registrado um incidente na tarde desta quarta-feira em uma de suas operações de alimentação e afirmou que a situação foi rapidamente controlada. Segundo informou, ninguém ficou ferido com gravidade, mas 14 pessoas receberam atendimento na enfermaria do shopping e duas foram encaminhadas de ambulância para hospitais da região.

O General Prime Burger permaneceu fechado após o incidente, sem previsão de quando irá restabelecer o atendimento ao público.

Explosão em Osasco

Em 1996 uma explosão na praça de alimentação do Osasco Plaza Shopping, em Osasco (na Grande São Paulo), deixou 32 mortos e 380 feridos. O acidente ocorreu por volta das 12h, na véspera do dia dos namorados, quando cerca de 2.000 pessoas estavam no local. A causa do incidente, de acordo com técnicos da prefeitura e o Corpo de Bombeiros, foi um vazamento de gás. 

Na correria, centenas de pessoas foram pisoteadas e ficaram feridas. O resgate de mortos e feridos virou uma operação de guerra. As vítimas foram levadas para vários hospitais de Osasco e de São Paulo.

Todas as lojas num raio de um quilômetro do shopping foram obrigadas a fechar suas portas, por ordem da prefeitura. Temia-se que, com o vazamento de gás, novas explosões ocorressem.

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.