Sobe para dois o número de mortos após forte chuva na Grande São Paulo

Sexta-feira teve vias alagadas, desabamentos, queda de árvore e interrupção de trens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

Subiu para dois o número de mortes em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) em decorrência da forte chuva que atingiu a região no fim da tarde de sexta-feira (23).

Neste sábado (24), a Polícia Militar confirmou a morte de Maria Luzinete, 63. Na sexta, o Corpo de Bombeiros havia informado que um homem maior de idade foi encontrado morto na praça Samuel Sabatine, no centro de São Bernardo do Campo. Não foi revelada a identidade da vítima.

A corporação informou que recebeu 118 chamados para atuar em enchentes, dos quais 117 foram de cidades do ABC. Houve ainda 30 ocorrências de queda de árvore.

Chuva forte causa alagamento em vias de Santo André, na Grande São Paulo
Chuva forte causa alagamento em vias de Santo André, na Grande São Paulo - Reprodução/TV Bandeirantes

TRANSTORNOS

Em decorrência das chuvas, a circulação de trens na linha 10-Turquesa, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ficou paralisada no período da noite de sexta em toda sua extensão.

A interrupção na circulação dos trens começou por volta das 17h15 e causou transtornos no horário de pico. Por volta das 20h30, a companhia ainda realizava testes com uma composição vazia no trecho interditado antes de retomar a operação.

No município de Santo André, até o início da noite de sexta, a avenida dos Estados, que margeia o rio Tamanduateí, permanecia sob as águas. Os bombeiros precisaram usar helicóptero com cesto para resgatar pessoas que se viram obrigadas a ficar sobre um caminhão para escapar do alagamento.

Por volta das 19h da sexta-feira (23), as chuvas começaram a perder força na capital paulista e na Grande São Paulo, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). 

Todas as áreas da capital paulista tinham estado de atenção por volta das 17h30, incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, que tem um trecho interditado por causa de viaduto que cedeu parcialmente, próximo ao parque Villa-Lobos. Às 19h15, o CGE retirou o estado de atenção das zonas oeste, leste, norte e nas marginais, permanece a zona sul. A subprefeitura do Ipiranga permanece em alerta.

TEMPO FICA INSTÁVEL NO FIM DE SEMANA

O tempo vai ser manter instável no fim de semana, segundo o CGE, por causa da propagação de um sistema frontal que vai provocar chuvas mais generalizadas e declínio das temperaturas. No sábado, o dia vai começar com sol entre nuvens e tempo abafado, com pancadas de chuva de até forte intensidade com descargas elétricas e rajadas de vento na Grande São Paulo previstas para o fim da tarde. As temperaturas vão variar entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 28°C.

No domingo, o tempo vai continuar instável com muita nebulosidade e chuvas que diminuem gradativamente no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 18°C e máximas que permanecem abaixo dos 24°C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.