Aeroporto de Cumbica tem manhã com atrasos, cancelamentos e filas

32 voos, entre chegadas e partidas, foram cancelados até as 18h desta sexta (14)

São Paulo

Passageiros enfrentaram filas, cancelamentos e atrasos de voos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), nesta sexta-feira (14). A situação foi mais crítica no período da manhã, mas os reflexos ainda não estavam totalmente sanados no final da tarde.

Dos 509 voos previstos entre partidas e chegadas em Guarulhos, 216 tiveram atrasos de mais de 30 minutos. Pelo menos 32 voos foram cancelados.

Clique aqui e confira a situação do aeroporto de Cumbica

Segundo a GRU Airport, concessionária que administra o maior terminal do país, da 0h às 17h desta sexta, mais de 50% das partidas ocorreram em tempo superior ao previsto —dos 245 voos que partiram de Guarulhos, 121 não cumpriram o horário. Por volta das 17h, dois voos ainda apresentavam atrasos.

Já em relação às chegadas ao aeroporto internacional, os atrasos atingiram 38,5% dos voos —95 voos atrasados de um total de 264 programados. Por volta das 18h, 15 voos ainda mantinham atraso para pousar em Cumbica.

A reportagem da Folha levou mais de uma para embarcar em um voo para o Rio de Janeiro também na manhã desta sexta.

Ainda segundo a concessionária, os atrasos e cancelamentos de voos são um reflexo das fortes chuvas que atingiram a Grande São Paulo nesta quinta (13). Devido à intensidade da chuva, o aeroporto precisou operar com a ajuda de instrumentos na ocasião.

Passageiros lotam área de embarque no aeroporto de Cumbica nesta sexta (14)
Passageiros lotam área de embarque no aeroporto de Cumbica nesta sexta (14) - Renata Bernardis/Folhapress

A chuva e os fortes ventos, que ultrapassaram os 50 km/h na região de Congonhas, também influenciaram os voos no aeroporto localizado na zona sul da capital paulista. Da 0h até às 18h ocorreram 226 atrasos em voos de chegada e partida por São Paulo, dentre 984 previstos para o período. 

Os passageiros também enfrentaram cancelamentos —foram pelo menos 26 voos cancelados até o fim da tarde de sexta. Por volta das 18h, segundo a Infraero, 26 voos apresentavam atrasos.​

TEMPORAL

As fortes chuvas que atingiram diferentes pontos de São Paulo nesta quinta deixaram a capital paulista em estado de atenção, com pelo menos 14 pontos de alagamentos. 

Segundo os bombeiros, houve a queda de 67 árvores. Como algumas caíram em áreas energizadas, foi preciso interromper o fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da cidade.

Também houve queda de granizo na zona leste, em Ermelino Matarazzo, e na zona sul, no Jabaquara. O córrego Ipiranga transbordou na altura da Praça Leonor Kaupa.

Sol, calor e pancadas de chuva

As temperaturas continuarão elevadas nos próximos dias e ocorrerá pouca variação, de acordo com o Climpatempo.

O fim de semana será de muito sol, calor e poucas nuvens, com temperaturas que ultrapassam os 30ºC. A umidade tende a cair nos períodos mais quentes do dia.

Há previsão, no entanto, de pancadas de chuvas entre o fim da tarde e o começo da noite. Essas chuvas podem ocorrer apenas em parte da cidade, mas devem chegar com forte intensidade.

Segundo o Climatempo, a próxima semana também começa com tempo bom e ensolarado, com risco das pancadas de chuvas típicas de verão.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.