Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Policial morre em queda de helicóptero da PM do Rio na Baía de Guanabara

Quatro PMs estavam a bordo e reforçavam o patrulhamento da Linha Vermelha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Helicóptero cai na baia de Guanabara.  Bombeiros resgatam tripulantes de helicóptero
Helicóptero cai na baia de Guanabara. Bombeiros resgatam tripulantes de helicóptero - Reprodução/TV Globo
Rio de Janeiro

Um helicóptero da Polícia Militar do Rio de Janeiro caiu na Baía de Guanabara na manhã desta segunda (14), próximo à Ilha do Governador, na zona norte da capital fluminense. Um dos quatro policiais militares que estavam a bordo morreu.

Segundo a corporação, os agentes sobrevoavam a região para reforçar o patrulhamento da Linha Vermelha, importante via expressa que cruza a cidade de norte a sul, quando houve a necessidade de fazer um pouso forçado na água. Ainda não se sabe o motivo.

Os quatro foram resgatados e socorridos pelo Grupamento Aeromóvel da PM (GAM) e pelo Corpo de Bombeiros, que os encaminharam para o Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio (centro). Um deles, porém, não resistiu.

O sargento Felipe Marques de Queiroz, 37, havia ficado preso na cabine da aeronave, submerso, e passou por cerca de 20 minutos de reanimação cardíaca no chão, à beira da água. Ele estava na corporação desde 2005 e deixa a mulher e três filhos. Os outros três PMs estão fora de perigo, mas dois fraturaram a perna.

A aeronave era o Fênix 08, um helicóptero leve, modelo H350 BA, que segundo a secretaria de Polícia Militar estava com a manutenção regularizada. A ocorrência está sendo apurada pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica responsável por investigar e prevenir acidentes aeronáuticos, com acompanhamento do Centro de Criminalística da PM.

Investigadores foram ao local para fotografar, retirar partes do helicóptero para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que viram o incidente. "A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo Cenipa terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente", informou a Aeronáutica.

Uma faixa da Linha Vermelha ficou interditada na altura da Cidade Universitária da UFRJ (Universidade Federal do RJ) para a ação da polícia até as 15h, segundo o Centro de Operações Rio, da prefeitura.

No início da tarde, o governador do RJ, Wilson Witzel (PSC), divulgou uma nota de pesar pela morte de Queiroz. "É mais um herói que deu sua vida em defesa da população do estado do Rio de Janeiro. Que Deus o abençoe e o acolha. Tenho confiança de que as autoridades vão esclarecer as causas do acidente", disse. 

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.