Descrição de chapéu Folha Mulher

Governo federal vai criar aplicativos com botão de socorro para mulheres

Não foi definido como funcionará o alerta e ministérios ainda estudam parcerias

Talita Fernandes
Brasília

O governo federal está desenvolvendo aplicativos voltados para a saúde da mulher que conterão um botão de socorro para situações de emergência.

A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Segundo informações da Saúde, as ferramentas vão trazer conteúdos referente à saúde das mulheres, como cuidados em saúde, prevenção, alimentação saudável, direitos, sexualidade e diversidade. 

Haverá ainda um espaço voltado à oferta de cuidado para mulheres em situação de violência

"São conteúdos que permitem que a mulher identifique os ciclos de violência, seus direitos, rede de serviços públicos (saúde, assistência social, justiça e segurança pública), formas de prevenção e como encontrar ajuda", explica a pasta. 

Em casos de emergência, as mulheres poderão acionar um botão de emergência, que compartilhará sua localização e seus dados com autoridades. 

Ao baixarem os aplicativos, as usuárias farão um cadastro com seus dados pessoais, o que permitirá que elas sejam encontradas em casos de emergência.

Ainda não está definido se o alerta será emitido ao Disk Denúncia ou se gerará um alerta para a rede de proteção da mulher, a cargo de autoridades municipais ou estaduais.

Os ministérios da Saúde e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos ainda estão estudando formas de firmar parcerias com a administração pública de estados e municípios antes do lançamento dos aplicativos. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.