Pesquisador na área de direitos humanos estreia coluna na Folha

Thiago Amparo pretende tirar os direitos humanos do que ele chama de 'caixinha de temas não gratos'

São Paulo

Folha passa a publicar nesta sexta-feira (5), em sua versão digital, coluna semanal do pesquisador Thiago Amparo, 33.

Professor do curso de direito na Fundação Getulio Vargas em São Paulo desde 2017, Amparo é formado em direito na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Também tem mestrado e doutorado na área de direitos humanos pela Central European University, na Hungria.

Thiago Amparo, pesquisador na área de direitos humanos
Thiago Amparo, pesquisador na área de direitos humanos - Arquivo Pessoal

É especialista em direito constitucional, em políticas públicas e empresariais de diversidade e em antidiscriminação. Em seus textos na Folha, pretende tirar os direitos humanos do que ele chamou de “caixinha de temas não gratos”.

“Não quero impor uma visão única, mas um diálogo difuso para mostrar que os direitos humanos protegem todos nós e não apenas um grupo específico da população, como o senso comum prega”, afirma.

“É como falar da violência policial, mas também dos percalços pelos quais os policiais vivem para cumprir a sua função mesmo com muitos de seus direitos negados”, acrescenta.

O especialista adianta que não vão ficar de fora assuntos como discriminação racial e de gênero e políticas voltadas ao público LGBT. “O desafio é tirar esses temas do rodapé e trazê-los para espaços mais nobres de discussão”, diz.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.