Folha estreia blog com narrativas e reflexões sob a perspectiva do negro

Quadro-negro terá curadoria do jornalista, professor, escritor e cineasta Dodô Azevedo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os números do Censo brasileiro mostram que o Brasil é mais preto e pardo do que branco. Outros dados, no entanto, escancaram que nas universidades, na direção de empresas, nas propagandas, no teatro, na TV, no cinema e em tantos outros ambientes, assim como nas páginas de jornais, o Brasil é quase só branco.

A Folha lança nesta quinta-feira (17) o blog Quadro-negro, que pretende levar ao leitor narrativas, pensamentos e reflexões sobre temas variados a partir da perspectiva de pessoas pretas de perfis diversos.

O blog terá a curadoria do jornalista, professor, escritor e cineasta Dodô Azevedo. “O objetivo é, além de contarmos com comentários a respeito de notícias do Brasil e do mundo pela perspectiva do negro, exercitar também a escuta do que pensa gente preta de todas as regiões, profissões, idades e classes", afirma ele.

 Dodô Azevedo, curador do blog Quadro-negro
Dodô Azevedo, curador do blog Quadro-negro - Derek Mangabeira

Nesta quinta, além da apresentação feita por Azevedo, o blog publica texto inédito de Conceição Evaristo, uma das principais escritoras brasileiras da atualidade e referência de voz negra não só para militantes mas para quem busca entender o Brasil de hoje.

Para o curador, o momento é de despertar e a existência do blog significa resistência estrutural.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.