Guerra entre facções deixa pelo menos três mortos na zona norte do Rio

Disputa envolve CV (Comando Vermelho) e TCP (Terceiro Comando Puro)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma guerra entre as facções CV (Comando Vermelho) e TCP (Terceiro Comando Puro) na noite de quinta-feira (3) deixou pelo menos três mortos e três feridos no Complexo da Pedreira, zona norte do Rio de Janeiro. 

Os números foram confirmados pela Polícia Militar. Nas redes sociais, circulam informações sobre outros mortos e desaparecidos, não respaldadas pela corporação.

A disputa começou quando traficantes do Complexo do Chapadão, comunidade vizinha, tentaram invadir a Pedreira.

Durante o confronto, sete ônibus foram incendiados e a estação de metrô Engenheiro Rubens Paiva, na Pavuna, precisou ser fechada. Escolas, creches e algumas unidades de saúde também não funcionaram nesta sexta-feira (4).

A Polícia Militar intensificou o policiamento na Pedreira e região nesta sexta com equipes do 41º BPM (Irajá) e do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).

O tenente-coronel Mauro Fliess, porta-voz da PM, disse em entrevista à TV Globo que a corporação tinha dados de inteligência que mostravam "instabilidade no local" e uma "possibilidade de invasão".

Questionado se a reação da polícia foi imediata, respondeu: "Importante frisar que temos 800 comunidades no estado do Rio de Janeiro. Não podemos ficar exclusivamente à mercê de uma comunidade".

Ônibus incendiado na região do Complexo da Pedreira, na zona norte do Rio
Ônibus incendiado na região do Complexo da Pedreira, na zona norte do Rio ORG XMIT: UdyScTc-j4h8tlw2fLJV - Reprodução/Facebook

O Comando Militar do Leste informou que um soldado do Exército foi baleado nas costas, na avenida Pastor Martin Luther King, enquanto dirigia. O militar foi socorrido na UPA de Irajá e transferido para o hospital Getúlio Vargas, onde, consciente, passou por exames.

Segundo a Polícia Civil, que também fez operação na comunidade nesta manhã, dois homens foram presos por porte ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico. Uma pistola foi apreendida.

A Delegacia de Homicídios instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias das mortes. Agentes estão em diligências para esclarecer a autoria dos crimes. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.