Coletivo de fotógrafos pretos abraça diversidade afro-brasileira

Fotos serão expostas em estações da linha 5-Lilás do metrô de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um flash para desnortear olhares estereotipados. Por trás dele, cinco fotógrafos (as), todos (as) pretos (as), que voltam suas lentes a temas que lhes são caros. Miram-se nas manifestações afrorreligiosas, tão maculadas nestes tempos de intolerância, no cotidiano ignorado das periferias ou nos protestos antirracistas em alta.

Na busca de igualdade racial, eles criaram o coletivo Afrotometria. Nele, estão presentes Ina Henrique Dias, Isabela Alves, Fernando Solidade, Sérgio Fernandes e Tiago Santana. Uma série de fotos produzidas pelo grupo será exposta em estações da linha 5-Lilás do metrô de São Paulo a partir do dia 1º de julho.

Preta e lésbica, como se identifica, Isabela Alves, 21, é a mais jovem do coletivo. Ela se posiciona como uma artista múltipla. Suas colagens reúnem fragmentos dos quais pretende construir um novo imaginário para o povo negro.

"A gente vive de imagens brancas, eurocêntricas, heteroafetivas e cisnormativas", afirma. "Quando discutimos a questão racial, ela costuma restringir-se ao âmbito da violência física, deixando de lado as microviolências psíquicas."

"Sagrado" retrata parte desse legado de dor, ao mostrar a herança da cultura cafeeira, erguida por negros escravizados, com seus antepassados conduzidos por uma figura materna que, investida de energia, passeia entre a divindade e a força humana.

Na opinião de Sérgio Fernandes, 33, o desafio do coletivo é retratar corpos negros não de forma sensualizada, tampouco submissa, mas em seu encanto. "São imagens que valorizam, sobretudo, o nosso padrão de beleza."

Para Tiago Santana, 28, os registros se propõem a alimentar a autoestima da população negra. Em Espelho Preto, ele registra a diversidade da cultura negra em 20 fotos.

Filho de Ogum no candomblé, Santana explica que partiu da manifestação religiosa de matriz africana para abraçar toda a diversidade estética do povo preto. "Um abraço acolhedor", define.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.