Descrição de chapéu Obituário Gabriel Mário Rodrigues (1932 - 2021)

Mortes: Foi pioneiro ao implantar o curso de turismo no Brasil

Gabriel Mário Rodrigues fundou e dirigiu a Faculdade Anhembi Morumbi, que conquistou o status de universidade anos depois

São Paulo

Trabalho, empreendedorismo e visão de futuro definem a vida do professor Gabriel Mário Rodrigues.
Movido pelo desejo de realizar algo significativo pelo país, começou a trabalhar cedo e foi até o último dia de lucidez.

Transformador de sonhos, usou a genialidade a serviço da educação e inspirou gerações. Criatividade e persistência também colaboraram para que se transformasse num líder querido e vitorioso.

Nas lembranças da administradora de empresas Cecilia Rodrigues Maia Noal, 30, uma das netas, ​o avô era um homem de família, carinhoso e preocupado. “Queria que os netos fossem realizados assim como ele. Costumava conversar sobre a profissão que queríamos seguir e nos aconselhar”, conta.

Gabriel Mário Rodrigues (1932-2021)
Gabriel Mário Rodrigues (1932-2021) - Arquivo pessoal

Apaixonado por futebol, seu coração batia mais forte quando o Palmeiras entrava em campo.
Livros e jornais —os quais lia diariamente às 6h—, e caminhadas eram algumas das coisas que apreciava.

Paulistano, Gabriel graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie, em 1955, e especializou-se em Comunicação Empresarial cinco anos depois.

Atuou por mais de 50 anos tanto em grupos como Universidade Anhembi Morumbi, Anhanguera Educacional, Cogna Educação e Kroton Educacional, quanto em entidades representativas do setor.

Entre seus feitos e contribuição à educação, Gabriel criou e organizou o primeiro curso superior de Turismo do Brasil, em 1971, pela Faculdade de Turismo do Morumbi; fundou e dirigiu a Faculdade Anhembi Morumbi, de 1971 a 1997, e tornou-se reitor quando a instituição conquistou o status de universidade, de 1997 a 2013.

Atualmente, presidia o conselho de administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Na comunicação, destaca-se a criação da Rádio Brasil 2000 FM, primeira "college ​radio" desenvolvida principalmente pelos alunos da Anhembi Morumbi.

Em 2013, fundou a holding Gamaro S.A. e com ela uma incorporadora, responsável pelo lançamento de empreendimentos residenciais inovadores.

Gabriel Mário Rodrigues, morreu dia 9 de janeiro, aos 88 anos, em decorrência de câncer nas vias biliares. Ele deixa a esposa, três filhas, oito netos e três bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.