Descrição de chapéu Folhajus

Capitão da PM é preso em MS após denunciar homofobia na corporação

Oficial foi detido na quinta (8) e liberado nesta sexta (9) após audiência de custódia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Um capitão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi preso por um superior na noite desta quinta-feira (8) em Campo Grande depois de denunciar ao Ministério Público do estado prática de homofobia dentro da corporação.

Felipe dos Santos Joseph, 34, na PM desde 2009, passou a noite no presídio militar da capital e foi solto na manhã desta sexta-feira (9) após a audiência de custódia.

O capitão recebeu voz de prisão do tenente-coronel Antonio José Pereira Neto, do Comando Geral da PM, em reunião convocada pelo superior. O advogado de Joseph, Anderson Yamada, citando relato de seu cliente, afirma que o encontro foi marcado para tratar de trabalho.

O tenente-coronel, no entanto, teria tentado falar sobre a denúncia por homofobia feita pelo capitão à Promotoria. Nesse momento Joseph deixou a sala e foi preso.

Viatura da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul
Viatura da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul - @pmmsoficial no Instagram

A denúncia ao Ministério Público foi feita depois de o capitão se sentir ofendido por comentários homofóbicos feitos em grupo de WhatsApp da corporação, conforme o advogado do policial.

Joseph, porém, já havia feito outra denúncia por homofobia à corregedoria da PM, que não foi adiante, segundo Yamada. "Colocaram panos quentes e morreu por ali", afirmou o representante do capitão.

Ata da audiência de custódia realizada na manhã desta sexta-feira registra que o capitão deixou a sala do tenente-coronel depois de ser informado pelo superior de que não estava autorizado a se retirar, o que configuraria recusa de obediência.

O juiz Albino Coimbra Neto, porém, autorizou o relaxamento da prisão do capitão argumentando que o crime só estaria caracterizado se tivesse relação com assunto ou matéria de serviço.

"Se a ordem desatendida pelo militar não possuir relação com o exercício de uma função decorrente da própria carreira militar que ocupa, de modo que desobedecer a ordem de não permanecer dentro de uma sala para tratar de assuntos não devidamente esclarecidos não possui o condão de materializar o delito de recusa de obediência".

A partir do depoimento de dois outros policiais militares que estavam na sala onde a reunião ocorreu, o juiz afirma que o teor da conversa entre o capitão e o tenente-coronel "foi genericamente declarado como assunto de serviço, não havendo clara descrição do referido assunto de serviço, não restando materializado o delito".

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul afirmou em nota que a prisão do capitão ocorreu "em decorrência da negativa do mesmo em cumprir uma ordem emanada por um superior hierárquico, durante ato de serviço".

Segundo a corporação, o fato feriu o Artigo 163 do Código de Processo Militar, que proíbe "recusar obedecer a ordem de superior sobre assunto ou matéria de serviço, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instrução".

A PM de Mato Grosso do Sul afirmou ainda ter tomado conhecimento de que há no MP do estado denúncia formulada pelo capitão, mas que o procedimento está sob sigilo e que, por isso, não foi possível ter acesso ao seu teor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.