Descrição de chapéu Mobilidade

Ciclovia do rio Pinheiros abre durante a noite a partir desta terça

Trecho de 10 km na zona oeste da capital paulista tem iluminação por LED

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ciclovia do rio Pinheiros passa nesta terça-feira (17) a funcionar até a meia-noite no trecho iluminado, entre as pontes Octavio Frias de Oliveira (Estaiada) e Jaguaré. Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, responsável pelo local, a intenção é identificar o público e as mudanças necessárias para fazer o melhor atendimento no local.

Embora tenha passado a funcionar até a meia-noite, a entrada será permitida das 5h30 até as 23h. Inicialmente, o projeto-piloto terá duração de 30 dias. Para frequentar a ciclovia durante o período, o ciclista precisa preencher um cadastro no site cicloamigos.com.br. Depois, será gerado um cartão de acesso em arquivo PDF, que poderá ser impresso ou salvo em qualquer disponível móvel (celular, tablet, computador). Essa identificação será apresentada na entrada.

“Ao longo do último ano, conseguimos transformar a Ciclovia Novo Rio Pinheiros em um lugar atraente e interessante para quem pedala durante o dia. Com essa nova iniciativa, vamos ampliar a capacidade de uso da pista, atraindo mais ciclistas e atendendo melhor às necessidades de todos", disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A ciclovia do rio Pinheiros conta desde o início do mês com iluminação em um trecho de 10 km. Em parceria com a iniciativa privada, foram instalados 390 pontos de iluminação em LED e com tecnologia Smart Lighting (permite gerenciamento do sistema de forma remota).

Em março de 2020, a gestão da ciclovia foi transferida para a iniciativa privada. Recapeamento e pintura da pista, sinalização, limpeza e jardinagem, além da instalação de pontos de apoio e cafés foram algumas das melhorias implantadas.

No início desta semana, foi levada ao governo estadual a proposta para que a ciclovia receba o nome da jornalista Erika Sallum, que morreu no último sábado (14) após lutar desde 2016 contra um câncer. O governador João Doria (PSDB) disse que foi sugerido ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) que a homenagem seja feita na ciclovia da avenida Faria Lima, em Pinheiros (zona oeste).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.