Descrição de chapéu Obituário Roberto Stuckert (1943 - 2021)

Mortes: Gigante das lentes, passou aos filhos o amor pela fotografia

Roberto Stuckert trabalhou em 32 veículos de comunicação e foi fotógrafo de João Batista de Oliveira Figueiredo, o último presidente do período da ditadura militar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O repórter fotográfico Roberto Stuckert, conhecido como Stukão, tinha a fotografia no DNA, na alma e na família, que possui 33 fotógrafos —sendo que dois são seus filhos, Roberto e Ricardo Stuckert. A eles passou o amor pela sua arte da forma mais bonita.

“Um dos primeiros presentes que ganhei dele, ainda criança, foi uma máquina fotográfica. Ele me entregou e disse ‘Rico, aqui tem a minha vida e você vai aprender a olhar o mundo por este visor’. Depois, com a máquina na mão, ele falou que iria me levar ao laboratório de fotografia para aprender a revelar filmes. Quando entrei naquela sala toda escura e vi a imagem surgindo do filme, perguntei pra ele: ‘Pai, isso é mágica?’. Ele sorriu e disse: ‘Sim, é como se fosse’. Eu cresci acreditando nisso”, conta Ricardo.

Roberto Stuckert (1943-2021) e os filhos Roberto e Ricardo (direita)
Roberto Stuckert (1943-2021) e os filhos Roberto e Ricardo (direita) - Arquivo pessoal

Stukão era paraibano de João Pessoa. Também morou em Maceió e no Rio de Janeiro, mas escolheu Brasília para viver. Lá, estudou num colégio só para meninos e conheceu Adolfina Oliveira, que viria a ser sua esposa anos depois. Foram 58 anos de um casamento feliz.

Com cerca de 18 anos, segundo o filho Ricardo, Roberto Stuckert cobriu a inauguração de Brasília. No total, trabalhou em 32 veículos de comunicação.

Passou pelas revistas Cruzeiro e Manchete, e pelos jornais Folha e O Globo, além da agência France-Presse, entre outros. Stuckert esteve em três Copas do Mundo de futebol (1974, 1978 e 1994). Foi o gigante das lentes.

A passagem pela Folha ocorreu nos anos 1970. Na época, Roberto mantinha, na mesma rua do jornal, em Brasília, uma agência de fotografia chamada Stuckert Press.

Ele também foi o fotógrafo oficial de João Batista de Oliveira Figueiredo, o último presidente do período da ditadura militar. Seus filhos também foram fotógrafos de ex-presidentes: Ricardo, de Luiz Inácio Lula da Silva, e Roberto, de Dilma Rousseff, ambos do PT.

A última foto tirada pelo filho Ricardo mostra bem a leveza e o carisma com os quais levou a vida.

Roberto Stuckert (1943-2021)
Roberto Stuckert (1943-2021) - Ricardo Stuckert

Roberto tinha um sorriso simpático, o olhar acolhedor e o mesmo encantamento que passava através do seu trabalho.

Os papéis de marido, pai e avô lhe renderam os melhores retratos. “Ele era extremamente amigo, carinhoso e nunca levantou a voz aos filhos. Era do diálogo. Ele aproveitou o tempo que ficava com a família. Seu carisma e as boas histórias atraíam a atenção dos netos. Foi um exemplo”, diz Ricardo.

Dias antes de morrer, Roberto disse que se partisse iria feliz por ter conseguido criar os filhos e ver os netos bem.

Ele morreu dia 23 de agosto, aos 78 anos, após parada cardíaca. Deixa a esposa, seis filhos e netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.