Descrição de chapéu chuva

Frente fria derruba temperatura e causa chuva atípica para outubro em São Paulo

Próximos dias devem continuar com tempo instável, chuvoso e frio na cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​A chegada de uma nova frente fria a São Paulo derrubou a temperatura e trouxe chuva à capital paulista. O tempo instável é atípico para o mês de outubro.

A queda registrada pelos termômetros foi brusca —de 31,2ºC registrados na tarde de sábado (23) para 18ºC no domingo (24).

Para os próximos dias, a previsão é que a temperatura não ultrapasse 23ºC e que o céu continue encoberto e com chuvas.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), há potencial para episódios isolados de garoa em todos os períodos nesta semana. Até as 7h desta segunda (25), o volume de chuva acumulado neste mês de outubro na cidade é de 124,7 mm, 16,7% acima da média (de 106,9 mm).

Pessoa caminha por ponte da Marginal Tietê em dia de tempo fechado Tempo fechado na Marginal Tietê. 27.ago.21
Pessoa caminha por ponte da Marginal Tietê em dia de tempo fechado Tempo fechado na Marginal Tietê. 27.ago.21 - Ronny Santos/Folhapress

Na quarta (27), a previsão é de chuvas mais fortes, com a propagação de áreas de instabilidade. As precipitações mais significativas devem acontecer no período da tarde.

O CGE alerta que como está chovendo em vários momentos do dia, o solo em alguns locais pode ficar encharcado e há potencial para formação de alagamentos. Mas a previsão é que isso não vai provocar grandes transtornos para os motoristas, já que nenhuma rua deve ficar intransitável.

Como há previsão de tempo instável, por vezes o sol pode aparecer entre nuvens. Há mais chances de que isso ocorra na terça-feira (26), embora não estejam descartadas pancadas de chuvas rápidas e trovoadas.

Para terça, a mínima prevista é de 15°, com máxima de 24°C. Há potencial para garoa isolada na madrugada e no período da noite.

As temperaturas mais baixas, em patamares mais parecidos aos que são registrados no outono, também são atípicas para o mês de outubro. No ano passado, em 7 de outubro São Paulo enfrentava uma onda de calor histórica, com recordes de temperatura.

Na época, a cidade registrou temperatura máxima de 37,3ºC —a terceira maior já registrada pelo Inmet na capital e a mais alta para um dia de outubro desde 1943, quando se iniciaram as medições no Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.