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Prefeitura de SP apresenta corredor atrasado e promessas repetidas como plano de mobilidade

Primeira fase de projeto custará R$ 1,4 mi, dividido entre município e governo estadual

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São Paulo

A Prefeitura de São Paulo e o governo do estado anunciaram nesta sexta-feira (5) um novo plano de mobilidade para a cidade que, de forma geral, inclui apenas projetos que já fazem parte do plano de metas do município ou que estão engavetados há anos —na prática, portanto, não representam nenhuma novidade.

Uma das obras incluídas é a da BRT da Radial Leste, na capital paulista. Se a estimativa mais otimista se confirmar, parte do projeto deverá ficar pronta somente em 2024, mais de 10 anos depois da apresentação do projeto inicial para o corredor de ônibus, ainda na gestão de Fernando Haddad (PT).

Movimento de ônibus ao redor do terminal Dom Pedro 2º, na região central - Rubens Cavallari - 7.fev.2017/Folhapress

O novo plano, anunciado em evento no Palácio dos Bandeirantes, estabeleceu uma série de projetos que serão bancados por uma parceria entre o governo paulista e a prefeitura.

A primeira fase do plano de mobilidade prevê, além da construção do BRT da Radial Leste, a implantação do corredor da avenida Chucri Zaidan, no Brooklin, além da requalificação de cinco corredores e faixas exclusivas de ônibus. O custo de R$ 1,4 milhão será dividido entre a gestão de João Doria (PSDB) e de Ricardo Nunes (MDB) —esse valor não inclui o que será gasto com desapropriações, a cargo da administração municipal.

Ao apresentar o BRT da Radial Leste, o próprio Nunes foi questionado sobre qual diferença em relação ao que foi proposto ao longo dos últimos sete anos e que não saiu do papel. "A diferença do de agora para o outro é que o de agora vai ser feito", falou.

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, há, sim, novidades no projeto que promete aumentar a velocidade dos ônibus na Radial. São algumas alterações que baratearam a obra, ele afirma.

"Existia uma primeira versão do projeto, de 2014, onde havia um túnel maior, interligado ao terminal Dom Pedro 2º. Ele começou a ser executado, com algumas contenções de terra. Depois, houve uma reavaliação desse em 2018", disse.

Monteiro também citou outros pontos que foram mudados entre 2014 e 2018. "Algumas das mais importantes são a introdução de ciclovia. O terminal agora está em superfície, não mais enterrado. As passagens eram elevadas e, agora, ao nível da rua", afirmou. "A intenção é que as obras sejam finalizadas até o fim de 2024", completou.

Outro detalhe é que os ônibus do BRT da Radial Leste serão elétricos. A previsão é de que o trecho 1 da obra, entre a rua general Sousa Neto e o terminal Dom Pedro 2º transporte cerca de 185 mil pessoas por dia. Já o trecho 2, da general Sousa Neto até a estação Artur Alvim, da linha 3-vermelha, 76 mil passageiros ao dia. Segundo a própria prefeitura, o corredor ainda não chegou nem à fase de preparação da licitação do projeto.

Durante o evento, o secretário anunciou que o BRT da avenida Aricanduva deverá ficar pronto também até 2024 —ele não consta nem mesmo da primeira fase do plano.

A fase atual do plano de mobilidade prevê a requalificação dos corredores Amador Bueno da Veiga, Imirim, Santo Amaro/João Dias, Itapecerica e Interlagos. Corredores de ônibus são tidos como essenciais para a eficiência do sistema de transporte público, mas a última gestão não conseguiu entregar nem os pouco mais de 9 km prometidos assim que Bruno Covas (PSDB) assumiu no lugar de Doria, que deixou o cargo para se tornar governador.

Em todas as suas fases, que não foram detalhadas, o plano de mobilidade prevê investimento total de R$ 5,5 bilhões, com 11 novos corredores (95 km), 4 novos terminais e 30 km de requalificação de corredores.

Questionada, a prefeitura afirmou, em nota, que "as demais obras do plano estão em fase de programação, e tão logo suas diretrizes estejam estabelecidas, serão amplamente divulgadas".

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