Mais 27 cidades de MG entram em situação de emergência pelas chuvas

Bombeiros e PM fazem campanha para arrecadação de donativos para os atingidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Conselheiro Lafaiete (MG)

O governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em mais 27 cidades do estado, devido às fortes chuvas que atingem a região desde a última semana. Com o novo decreto, chega a 58 o número de municípios em emergência.

De acordo com o governo estadual, as chuvas intensas já "causaram múltiplos desastres, como inundações, movimentos de massas, enxurradas e alagamentos, e provocaram grande comoção social, visto que houve perdas de vidas, pessoas desalojadas e desabrigadas, comunidades ilhadas, entre outros danos e prejuízos".

Águas Formosas e Machacalis, no Vale do Jequitinhonha, são algumas das cidades mais afetadas pelas enchetes
Águas Formosas e Machacalis, no Vale do Jequitinhonha, são algumas das cidades mais afetadas pelas enchetes - Gil Leonardi/Imprensa MG

Nesta segunda (13), o governo do estado anunciou o adiantamento de repasses de até R$ 5,63 milhões para os municípios atingidos pelas chuvas que estão em situação de emergência.

A verba faz parte de um acordo firmado com a AMM (Associação Mineira de Municípios) referente ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ao IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Também poderá ser adiantado o repasse de verbas do Piso Mineiro de Assistência Social, de acordo com a necessidade das cidades.

Para auxiliar as pessoas afetadas pelas chuvas, o governo, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Defesa Civil, está pedindo ajuda da população na arrecadação de donativos.

O objetivo é arrecadar itens como água mineral, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene. As doações podem ser feitas nos batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em todo o estado.

Ruas alagadas na cidade de Águas Formosas, no Vale do Jequitinhonha
Ruas alagadas na cidade de Águas Formosas, no Vale do Jequitinhonha - Gil Leonardi/Imprensa MG

Desde o início do período chuvoso, em outubro, cinco pessoas morreram em Minas Gerais em decorrência das chuvas. Até o último domingo (12), 9.565 pessoas ficaram desalojadas e 1.979, desabrigadas, devido às enchentes. Os dados fazem parte do boletim mais recente da Cedec-MG (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as regiões do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e do Rio Doce, em Minas, e o sul da Bahia devem ter uma trégua das chuvas intensas nesta semana.

Para essas regiões, são esperadas pancadas de chuva no fim da tarde, comuns na primavera, mas sem a intensidade das chuvas da última semana, segundo o instituto.

No entanto, o restante do estado de Minas Gerais apresenta condição para chuvas fortes. Segundo o Inmet, as áreas de preocupação estão nas regiões central e oeste do estado e no triângulo mineiro, indo em direção à região Centro-Oeste do Brasil.

No decreto desta terça (14), as 27 cidades incluídas na situação de emergência são: Almenara, Alvarenga, Araçuaí, Ataléia, Bandeira, Campanário, Carlos Chagas, Catuji, Conselheiro Pena, Crisólita, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Felisburgo, Franciscópolis, Frei Gaspar, Goiabeira, Itaobim, Jequitinhonha, Jordânia, Mata Verde, Nanuque, Pavão, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rubim, Santa Maria do Suaçuí e São Félix de Minas.

As 31 cidades que já estavam em situação de emergência são: Águas Formosas, Bertópolis, Caraí, Carmo da Cachoeira, Engenheiro Caldas, Fronteira dos Vales, Ibirité, Itambacuri, Jacinto, Jampruca, Joaíma, Lagoa Formosa, Machacalis, Manhuaçu, Monte Formoso, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Palmópolis, Pescador, Resplendor, Rio do Prado, Salto da Divisa, Santa Helena de Minas, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Jacinto, Teófilo Otoni, Umburatiba e Virgem da Lapa.

As chuvas também afetam o sul da Bahia, onde ao menos 11 pessoas já morreram devido às enchentes e mais de 200 mil foram afetadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.