Veja a história dos 190 anos da PM de SP em 10 imagens

Corporação foi criada como guarda municipal na então província de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A criação da Polícia Militar de São Paulo, que completou 190 anos nesta semana, remonta ao século 19, quando o Brasil ainda era uma monarquia. Foi em 15 de dezembro de 1831 que o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar criou uma guarda municipal durante reunião do Conselho da então província de São Paulo.

Eram apenas 130 pessoas: 100 homens a pé e 30 a cavalo. O grupo nem sede própria tinha e, no começo, precisou ficar aquartelada na ala térrea do Convento do Carmo, na região da Sé, prédio que nem existe mais.

policiamento a cavalo da PM paulista
Imagens antigas de policiais militares de São Paulo, corporação que completou 190 anos; Cavalaria da PM nos anos 1930 - Polícia MIlitar

Desde então, nesses 190 anos, a instituição foi "organizada e reorganizada diversas vezes", como diz a própria instituição. Teve o nome de Guarda Municipal Permanente, Força Policial, Força Pública e, em 1970, após fundir-se com a Guarda-Civil de São Paulo, deu vida à atual Polícia Militar de São Paulo. O Corpo de Bombeiros, que em São Paulo faz parte da PM, foi criada em 1880, com 21 homens.

As mulheres só passaram a integrar a corporação em 1955. Eram 13 policiais femininas, sendo atribuídas as missões de proteção a mulheres e jovens. Elas ficaram conhecidas na corporação como "as 13 mais corajosas de 1955".

Atualmente, a PM tem 11.687 policiais mulheres em um universo de 81.664 agentes na ativa, um dos menores efetivos em duas décadas.

Com o fim da escravidão, em 1888, a corporação teve um incremento de seu efetivo e triplicou de tamanho, chegando a 1.480 homens. "Nos próximos trinta anos a composição do efetivo iria refletir também a intensa presença do imigrante em São Paulo, chegando a compor 25% do efetivo total da Força", diz a página da PM.

A PM paulista é a maior instituição do tipo no país. Ocupa 1.533 imóveis, tem 15.438 viaturas, 2 aviões, 27 helicópteros e muitos cavalos —o policiamento com o animal ainda existe.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.