Descrição de chapéu Folhajus

Fiscais investigam golpe da mortadela no Mercado Municipal de São Paulo

Comerciantes não comprovaram compra da mortadela da marca anunciada; concessionária diz que vai apurar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois do golpe da fruta, comerciantes do Mercado Municipal Paulistano, na região central de São Paulo, são acusados de aplicar o golpe da mortadela.

Fiscais do Procon foram acionados há cerca de um mês para verificar denúncias de que o principal ingrediente do famoso sanduíche paulistano é vendido de marca diferente da anunciada na frente dos estabelecimentos.

Pessoas caminham em um dos corredores do Mercado Municipal. Ao redor, há barracas
Movimentação no Mercado Municipal Paulistano - Zanone Fraissat/Folhapress

"Os donos de estabelecimentos não comprovaram a compra da mortadela da marca anunciada e também não mostraram nenhuma peça fechada no estoque", diz o diretor-geral do Procon, Fernando Capez.

Em operação nesta quarta-feira, fiscais do Procon autuaram 11 barracas de frutas no Mercadão ao constatar a prática de uma série de irregularidades. No total, 17 foram vistoriadas.

Uma delas efetua vendas sem emitir nota fiscal. Outro estabelecimento foi multado por manter a balança escondida na parte da trás da barraca, o que impede a verificação do preço pelos consumidores.

Foi constatada também a venda de frutas importadas com o prazo de validade vencido e sem os dados do importador, além de produtos oferecidos sem a informação do preço adequada. Os valores nas placas não informavam se era pelo quilo, unidade ou grama da fruta, como determina o Código do Consumidor.

Os casos de lojas que não emitiam nota fiscal, ou que tinham comprovante de compra com CNPJ diferente do informado na nota fiscal, serão encaminhados para a secretaria estadual da Fazenda. Ao menos três barracas apresentaram números de CNPJ diferentes.

Procurada, a concessionária Mercado SPE SP afirmou que irá apurar as denúncias e punir se forem constatadas irregularidades.

Nesta terça-feira, a concessionária lacrou três barracas após denúncias de consumidores a respeito de preços abusivos.

Um dia antes foram aplicadas multas em dez barracas por desrespeitarem consumidores.

De acordo com o presidente do conselho de administração da concessionária, Aldo Bonametti, são registradas cerca de 20 denúncias de consumidores por dia.

​O sanduíche

O famoso lanche de mortadela é vendido no Mercadão e leva cerca de 12 fatias do embutido, ou 400 gramas, aproximadamente. A média de preço varia entre R$ 30 e R$ 60 de acordo com os recheios adicionados, sendo o provolone derretido o mais pedido.

Os restaurantes e lanchonetes deixam os sanduíches expostos para atrair os clientes, assim como os pastéis de bacalhau, outra tradição gastronômica do Mercadão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.