Parentes de presos reivindicam melhorias no sistema carcerário em SP

SAP afirma garantir condições de habitação e salubridade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Parentes de presos realizaram nesta quinta-feira (3) um protesto no Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo, para reivindicar melhorias no sistema penitenciário paulista.

No ato, os manifestantes pediram o fim da superlotação de penitenciárias e melhores condições de saúde, alimentação e higiene aos encarcerados.

O local onde se deu o protesto no passado abrigou o Carandiru, onde 111 detentos foram mortos pela Polícia Militar, após uma rebelião, em 1992.

"Precisamos quebrar a opressão do sistema penitenciário, as arbitrariedades, sermos atendidos em nossas reivindicações", discursou em um carro de som Maria Rubia, ativista pelo bem-estar de encarcerados e uma das idealizadores da manifestação.

"Se o povo do cárcere, seus parentes, soubesse o gigante que somos, nosso grito ia repercutir não só nacionalmente mas também internacionalmente. Vocês vão ver, aqui tem uma profeta, vão ver depois outros estados divulgando o ato de hoje [quinta]", acrescentou ela.

Parentes de presos em protesto no Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo - Philipe Vieira/Folhapress

Houve ato semelhante ao da zona norte paulistana na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), também neste quinta.

As palavras da ativista foram ouvidas por manifestantes empunhando faixas e cartazes denunciando "arbitrariedades do sistema carcerário" e às "torturas físicas e psicológicas" sofridas por presos.

O rapper Mano Brown gravou um vídeo chamando as pessoas para o evento. O registro foi compartilhado nas redes sociais. Após informar o local e dia do ato, o vocalista do grupo Racionais MCs destacou que o tema "é polêmico e delicado".

"Mas a lei prevê isso [prisão] e eles já estão sendo punidos, cumprindo suas penas. Então, as famílias [deles] estão com medo e precisam deste apoio e estou aqui para passar essa informação. Vai ser um evento pacífico, ordeiro e organizado", afirmou o rapper.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) afirmou estar "permanentemente aberta ao diálogo" para aprimorar o sistema carcerário e a "ressocialização de todos os presos". A pasta acrescentou prezar "pela garantia de condições" estruturais para os encarcerados.

"O tratamento aos custodiados no sistema penitenciário é pautado pelo respeito à dignidade da pessoa humana e pelo cumprimento da legislação de execução penal. Os presídios paulistas recebem constantemente inspeções de inúmeros órgãos e entidades e todas as denúncias recebidas são apuradas dentro dos critérios legais", afirmou a SAP em nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.