Descrição de chapéu Folha Verão

Primeiro verão pós-vacina faz PM ampliar efetivo no litoral paulista

Temor de descontrole social após dois anos de isolamento levou 10,6 mil policiais a mais para as praias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santos

Na virada do ano em Santos, no litoral sul de São Paulo, havia mais pessoas na praia vestidas de cinza e preto do que de branco, conta o delegado da Seccional da cidade, Carlos Schneider, em tom de brincadeira.

O eufemismo que cita as cores da farda da Polícia Militar dá a dimensão do aumento do efetivo policial no litoral neste primeiro verão pós-vacina, quando as pessoas se sentiram mais seguras em sair de casa depois de dois anos de confinamento por causa da pandemia de Covid-19.

Polícia fazem ronda em cima de bicicletas na orla da praia em Guarujá
Policiais militares fazem ronda na praia de Astúrias, no Guarujá, litoral sul de São Paulo - Eduardo Anizelli/Folhapress

Todos os anos entre dezembro e março a Polícia Militar manda efetivo de 2.900 policiais para as cidades litorâneas mais procuradas, como Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande. Neste verão, foram criadas mais 10,6 mil vagas para oficiais militares e civis com interesse em trabalhar durante a folga com direito a remuneração adicional.

No verão 2019/2020, haviam sido abertas 5,5 mil vagas para PMs interessados em fazer bicos no litoral.

Na segunda metade de 2021, as prefeituras das cidades litorâneas e a Polícia Militar começaram a marcar reuniões sobre o verão seguinte, com a perspectiva de aumento substancial de ocorrências. Por isso, houve aumento do efetivo.

"Esperávamos um boom de turistas", diz o delegado Schneider. O clima de caos à beira-mar, porém, não se concretizou, ao menos nas festas de fim de ano. "Na virada do ano não tivemos nenhuma prisão em flagrante, sinal de que a grande presença do efetivo funcionou como prevenção", diz o delegado.

Além de ter mais policiais nas ruas, o cancelamento de shows e da programação de fim de ano pelas prefeituras contribuiu para a queda de ocorrências no litoral. Em Santos, os quiosques de praia não funcionaram na virada do ano.

O tempo chuvoso que predominou durante as duas primeiras semanas do ano no litoral foi mais um fator que frustrou muita gente de matar as saudades das férias na praia.

O prefeito de Bertioga, no litoral norte, Caio Matheus (PSDB), calcula que neste verão a cidade recebeu cerca de 20% a menos de turistas do que no começo de 2020, antes da pandemia. "Calculamos a partir da quantidade de lixo gerada no fim do ano", diz o prefeito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.