Descrição de chapéu Obituário José Benício Silva Nascimento (1992 - 2022)

Mortes: Carinhoso, deixou a matemática para estudar geografia e ajudar seu povo

Benício Pitaguary se interessava em lutar pelos direitos dos povos originários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Começou na matemática, mas José Benício Silva Nascimento percebeu que aquela não era sua graduação. A razão de tal mudança foi que matemática não era um curso que iria agregar ao seu povo indígena, os Pitaguary — por isso, ele era conhecido Benício Pitaguary.

"Ele sempre me contou que entrou na UFC (Universidade Federal do Ceará) para fazer matemática, mas dizia que não se encontrou porque não era o que ele queria para o povo dele. Então ele entrou de novo para fazer geografia", afirma Ana Vitória da Silva, companheira de Benício.

Homem com cocar do seu povo indígena em fundo negro
Benício Pitaguary (1992-2022) - Arquivo pessoal

A opção pela geografia se deu pela importância que ele dava ao território e pelo interesse de atuar com a demarcação de terras indígenas. "Ele procurava lutar muito para defender o território e queria manter isso seguro", continua Ana Vitória. Segundo ela, Benício foi o primeiro geógrafo indígena formado na UFC.

Benício nasceu em Fortaleza, mas desde criança frequentava a aldeia de seu povo. Foi nessas idas e vindas que se aproximou da cultura indígena e conheceu Ana Vitória. Os dois mantinham um relacionamento há mais de dois anos.

Uma das memórias mais marcantes de Benício para Ana Vitória foi em um contexto de reivindicação por direitos dos povos originários. "Uma lembrança que eu tenho foi quando nós estávamos juntos no Acampamento Terra Livre [Brasília] em 2021. Ele gostava muito de ir à luta para defender o território e os direitos do povo dele", afirma.

Ela considera que seu companheiro era muito cuidadoso e carinhoso. "Ele sempre procurava cuidar mais das outras pessoas do que de si" e daí pode ter deixado a saúde de lado.

"Nós acreditamos que, quando as pessoas fazem a passagem, elas se encantam. Costumamos dizer que ele se encantou e que agora vai proteger o nosso território de outra maneira", afirma.

Benício Pitaguary deixa mãe, pai, três irmãos, um sobrinho e a companheira. A causa de morte, segundo o atestado de óbito, foi insuficiência respiratória aguda, parada cardíaca e cetoacidose.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.