São Paulo terá sensação de 0ºC nesta quarta-feira (18)

Previsão para capital é de mínima de 6ºC e ventos médios; geadas acontecem no interior do estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quarta-feira (18), a previsão é de muito frio na capital paulista. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros devem registrar mínima de 6ºC. A baixa temperatura somada aos ventos farão com que a sensação térmica atinja 0ºC em São Paulo.

Pessoas se protegem do frio com agasalhos, na avenida Faria Lima, zona oeste, em razão da baixa temperatura que chegou nesta madrugada na cidade de São Paulo
Pessoas se protegem do frio com agasalhos, na avenida Faria Lima, zona oeste, em razão da baixa temperatura que chegou nesta madrugada na cidade de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

Ainda de acordo com o Inmet, a previsão é de que a próxima madrugada seja a mais fria de maio desde 1990, quando foi registrado 5,8°C e 5,4°C. Na manhã desta quarta, a sensação térmica prevista deve variar entre 0 °C e -2 °C. Já durante o dia, as máximas não passam de 15°C.

No interior, o frio deve ser ainda mais intenso. Na Mantiqueira no sul do estado, a previsão é de temperaturas ao redor de 0°C com possibilidade de chuva congelada.

As temperaturas permanecerão baixas na quinta (19) e sexta-feira (20), com previsão de 7°C de mínima e 15°C de máxima, na quinta, e 7°C de mínima e 16°C de máxima, na sexta. A expectativa é que a temperatura fique ainda mais baixa nos extremos da cidade, com possibilidade de geada nos pontos mais altos, mais próximo à Serra do Mar.

Entre as medidas adotadas para acolher as populações de rua por parte do governo do estado está a disponibilização da estação Pedro 2º, pertencente à linha 3-vermelha do metrô de São Paulo, que receberá na noite desta terça-feira (17) até a próxima sexta (20) cem pessoas em situação de rua para passarem a noite em suas dependências, das 19h às 8h.

Essa determinação do governo estadual, nomeada de Noites Solidárias, faz parte de uma ação durante o período de frio extremo que está sendo esperado para a capital paulista nesta semana.

Esta é a segunda vez que o governo toma essa iniciativa. No ano passado, o local foi ocupado por cerca de 400 pessoas. Na ocasião, a abertura da estação atendeu a um pedido do padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo.

Já a prefeitura prevê a instalação de tendas em dez diferentes locais da cidade de São Paulo, onde deve ocorrer a distribuição de sopas e cobertores. Além disso, a gestão municipal vai disponibilizar vagas de pernoite para a população que vive na rua.

Onde as tendas serão distribuídas

ZONA LESTE

  • Praça Presidente Getúlio Vargas (Guaianases)
  • Avenida Jacu Pêssego, altura do CEU Azul da Cor do Mar (Itaquera)

ZONA NORTE

  • Praça Heróis da FEB (Santana)
  • Praça Novo Mundo (Vila Maria)

ZONA SUL

  • Praça Floriano Peixoto (Santo Amaro)
  • Praça Escolar (Capela do Socorro)

ZONA OESTE

  • Praça Miguel Dell’Erba (Lapa)

CENTRO

  • Praça da Sé (Sé)
  • Praça Marechal Deodoro (Santa Cecília)
  • Praça Padre Bento (Brás)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.