Descrição de chapéu clima inverno

Inverno começará com dias mais quentes em SP

No início da estação, em 21 de junho, a previsão é de temperaturas na casa dos 25ºC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem gosta do frio que atingiu Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país neste feriado prolongado poderá se despedir dos dias gelados a partir de terça-feira (21).

Segundo Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, os termômetros deverão subir nas três regiões.

"Na quarta (22), quinta-feira (23), São Paulo terá temperatura na casa dos 27ºC, e, no Rio, passando um pouquinho dos 30ºC. Por outro lado, na região Sul haverá a presença de massas de ar de origem polar, que favorecem as quedas de temperatura", explica.

Pessoas se protegem do frio com agasalhos, na área externa da estação Morumbi do metrô, no Morumbi, zona oeste da capital paulista
Pessoas se protegem do frio com agasalhos, na área externa da estação Morumbi do metrô, no Morumbi, zona oeste da capital paulista - Rivaldo Gomes - 19.mai.2022/Folhapress

Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o inverno —que começará às 6h14 de 21 de junho e terminará às 22h04 do dia 22 de ​setembro— será marcado por dias bem frios e chuva forte com risco de temporais.

As áreas do centro-sul do Rio Grande do Sul deverão ser as mais atingidas, mas ao longo da semana as instabilidades tendem a avançar para Santa Catarina. "Os dois estados deverão ter grandes volumes de chuva nos próximos dias", afirma Soares.

Em São Paulo, além de mais quente, a semana ficará seca. "Sem chuva e entrada de ar mais frio, resta para a atmosfera aquecer o ar frio que já está por aqui. E essa massa de ar frio deste final de semana se desloca rapidamente para o oceano, diferente das que vieram no mês de maio. Exatamente por isso a elevação de temperatura será bem rápida ao longo da semana que vem", diz.

Na segunda (20), o sol aparece, e as temperaturas oscilarão entre 13ºC e 20ºC. Na terça-feira, a previsão para São Paulo é 25ºC. As madrugadas e os inícios das manhãs também serão menos frios, na casa dos 14ºC, 15ºC.

O inverno terá episódios de frio, mas não será tão rigoroso no país. As ondas mais intensas ocorrerão no mês de julho. Em agosto, que ainda é considerado alto inverno, a expectativa é de temperaturas mais altas, principalmente no Sudeste do Brasil, devido à condição mais seca. "Como não vai chover, não entrará frente fria e nem massas de ar polar, haverá períodos longos com calor. Num primeiro momento, no mês de agosto teremos temperaturas altas previstas para cá."

Os paulistas fãs do inverno terão o mês de julho para aproveitarem o frio. Em agosto, a temperatura poderá cair por um ou dois dias, mas o ar seco e temperaturas mais altas vão prevalecer.

"As pessoas precisam ficar em alerta, porque as doenças respiratórias devem marcar presença nestes meses de inverno, bem como os incômodos causados pelo tempo seco", lembra Soares.

O Sul do Brasil será bem frio no inverno. Para julho, não estão descartados episódios de neve nas serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quem quer fugir do frio geralmente corre para o Nordeste do país. De acordo com a Climatempo, porém, a região continuará sofrendo com as chuvas. "Ainda estamos vendo o avanço de instabilidades e grandes volumes de chuva ao longo dos próximos meses para a região. Há riscos para alagamentos e deslizamentos de terras.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.