Descrição de chapéu diversidade eleitoral LGBTQIA+

Polícia resgata vereadora trans sequestrada no Espírito Santo

Lari Bortolote Marcon, de Rio Novo do Sul, havia sido levada por homens armados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Civil resgatou na noite desta segunda-feira (22) a vereadora Lari Bortolote Marcon (Republicanos), 27, de Rio Novo do Sul, no Espírito Santo. Ela havia sido sequestrada na manhã do mesmo dia em um sítio de sua família.

A vereadora divulgou uma nota em seu perfil no Instagram na manhã desta terça (23). "Estou bem, fui resgatada. Estou em choque ainda, mas quero agradecer a todos que estiveram torcendo por mim."

A imagem mostra uma mulher de cabelos longos e loiros
A vereadora Lari Bortolote, de Rio Novo do Sul - Reprodução/Facebook

Conhecida como Lari Camponesa, ela é a única vereadora trans do Espírito Santo. Foi eleita em 2020 com 266 votos na cidade de 11 mil moradores localizada a 114 km de Vitória.

O cativeiro em que a vereadora estava sendo mantida fica na região de Ubu, em Anchieta. Duas pessoas foram presas.

A informação sobre o resgate foi divulgada pelo governador Renato Casagrande (PSB). Segundo ele, os policiais agiram durante todo o dia até localizarem a vereadora. Casagrande não deu detalhes sobre o que aconteceu.

Segundo ele, a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil vão falar sobre o caso. As investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Antissequestro e pela Superintendência de Polícia Regional Sul.

A advogada Fayda Belo, especialista em crimes de gênero e feminicídios no Espírito Santo e amiga da vereadora, disse que Lari estava no sítio com o pai e outro familiar quando o local foi invadido por homens armados. Todos foram amarrados, mas apenas ela foi colocada em um carro pelos criminosos e levada para local desconhecido.

Durante o dia, a advogada pediu ajuda para Lari ser encontrada. "O Brasil é o país que mais mata mulheres trans no mundo. Não queremos que Larissa integre essa cruel estatística", disse.

Mais tarde, Fayda comemorou a localização da amiga. "A polícia acabou de encontrar a Larissa e com vida. Ela está viva", afirmou.

Colaborou Matheus Moreira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.