Criminosos ateiam fogo a carro de TV e agridem repórter cinematográfico em Vitória

Um ônibus foi alvo de tiros e outro, incendiado; ataques ocorreram após confronto entre PM e criminosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Um carro de reportagem da TV Tribuna, afiliada do SBT no Espírito Santo, foi incendiado na manhã desta terça (11), em Vitória. O ataque ocorreu enquanto equipes da imprensa acompanhavam os desdobramentos de um confronto entre policiais militares e criminosos que ocorreu na noite desta segunda (10). Não há informações sobre presos.

Segundo a emissora, o repórter cinematográfico Alex Nepomuceno chegou a ser rendido e agredido com uma coronhada por criminosos. A Rede Tribuna disse que o funcionário está recebendo apoio da empresa e que repudia qualquer violência contra a imprensa.

imagem de carro branco em chamas ao fundo com grade na frente
Carro de reportagem do SBT incendiado em Vitória - Reprodução

Os criminosos atearam fogo no veículo e deram ao repórter cinematográfico uma munição para que ele a entregasse à repórter da emissora que estava no local. Após o ocorrido, o profissional registrou um boletim de ocorrência e prestou depoimento na 1ª Delegacia Regional de Vitória.

Entidades de imprensa repudiaram as ações e cobraram providências das autoridades.

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) considerou de extrema gravidade o episódio. "É inaceitável que a imprensa seja submetida a este nível de violência. A Abert seguirá empenhada em coibir toda e qualquer represália ao trabalho jornalístico e pede providências imediatas às autoridades locais para o esclarecimento do caso e rigorosa apuração dos fatos", disse em nota

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) também se manifestaram. "Felizmente, nenhum dos profissionais se feriu fisicamente, mas psicologicamente o estresse e o receio de ataques viraram uma constante na nossa profissão. Esta agressão às equipes da Rede Tribuna não é isolada. Por várias vezes os traficantes ameaçaram e ameaçam jornalistas que estão somente trabalhando nas comunidades, além de permanentemente deixarem os moradores amedrontados", diz o comunicado conjunto das entidades.

reprodução de imagem com onibus em chamas
Ônibus incendiado após confronto entre PM e criminosos em Vitória - Reprodução

O governador Renato Casagrande usou as redes sociais para se posicionar sobre o episódio.
"Os ataques em retaliação às ações da PM, que atua com rigor no combate ao crime, não intimidarão as nossas forças de segurança. Nossos Policiais continuarão agindo e defendendo a nossa população. Qualquer tentativa de intimidação será combatida imediatamente", escreveu, em sua conta no Twitter.

Durante a manhã desta segunda, um ônibus foi atingido por mais de 30 tiros no bairro Bonfim. À tarde, um ônibus foi incendiado na mesma localidade. Em vídeos feitos por moradores e publicados nas redes sociais, era possível ver a fumaça de longe.

De acordo com a polícia, os crimes têm relação com a morte de um homem durante o confronto da noite desta segunda. Ele foi identificado como Jhonatan Cândito e seria segurança do traficante Fernando Moraes Ferreira Pimenta, apontado pela polícia como responsável pelo comando do tráfico de drogas em regiões da Grande Vitória.

O suspeito foi socorrido e levado para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, mas não resistiu aos ferimentos.

A polícia disse que a segurança continua reforçada na região.

A Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) suspendeu as aulas e dispensou alunos, funcionários e professores dos campi Maruípe e Goiabeiras.

Em nota, a Ufes disse que os estudantes e os trabalhadores do campus Maruípe foram liberados das aulas por volta das 13h por causa dos conflitos na região.

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, que fica no mesmo bairro do campus, continuava funcionando.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.